O que é Duration Modificada?

O Duration Modificada leva em consideração a relação do Duration do título de renda fixa caso ocorram oscilações na taxa de juro de 1%. Taxa de juro que pode ser representada pela Selic no Brasil.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, o Duration Modificado vai mostrar qual é a influência das variações na taxa de juro a partir de 1% sobre o Duration do papel alvo da análise.

O Duration Modificado é uma variação do Duration de Macaulay. O Duration de Macaulay serve para descobrir qual é o Duration de um determinado título.

Um Duration maior, geralmente mostra um título com maior risco de volatilidade enquanto um Duration menor mostra menos riscos.

O Duration é influenciado diretamente indiretamente por vários fatores, dentre eles o vencimento do papel, taxa de juro e se o mesmo possui pagamento de juros até o vencimento ou não.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Duration Modificada na Prática

Vamos supor que o investidor comprou letras do Tesouro Direto vinculadas ao IPCA mais juros prefixados.

Essas letras a princípio vencem em 2055. A relação do valor da letra junto à taxa de juro (Selic) é indireta e é condicionada pelo mercado.

Ou seja, normalmente quando a taxa de juro sobe o Duration da letra cai e quando o juro cai o Duration sobe.

Em outras palavras, em um eventual aumento da taxa de juro a letra do Tesouro vai entregar o resultado mais rápido enquanto a queda da taxa de juro deixa a remuneração total mais próxima do vencimento.

Por mais que não haja uma relação direta, o mercado vai se ajustando às alterações dos indicadores.

Portanto, as alterações  na taxa de juro purificará a letra de forma que a mesma caminhe para entregar o resultado mais rápido, caso haja aumento na taxa de juro, ou entregue o resultado mais próximo do vencimento caso a taxa sofra uma redução.

Relevância do Duration Modificada

Ao investir em letras prefixadas, como o Tesouro IPCA ou o Tesouro Prefixado, o investidor precisa compreender como funcionam as duas letras e quais são os impactos do cenário econômico em ambas as letras.

Como as letras dependem de um bom cenário econômico para manter uma volatilidade interessante ao investidor, compreender a relação da taxa de juro sobre os títulos é interessante.

O Duration Modificada não vai ajudar tanto na compreensão, mas vai ajudar na hora de definir uma estratégia.

Um Duration Modificado mais alto vai mostrar uma letra mais frágil às alterações da taxa de juro. Desse modo, é bem provável que oscilações de 1% no juro já possam influenciar bastante no rendimento da letra no curto prazo.

Já letras com um Duration menor têm a tendência no curto prazo permanecerem mais “controladas” e oscilam menos.

Benefícios do Duration Modificada

Com a utilização do Duration Modificada o investidor terá como identificar qual título prefixado sofrerá mais com as intempéries do mercado.

Um título que oscila 1% a cada alteração de 1% da taxa de juro é mais estável do que um título que vai variar 3%, por exemplo.

Se o investidor procura por letras que oscilam menos, então o papel que possui uma oscilação menor através do Duration Modificada é uma boa opção.

Vale destacar que os títulos que pagam juros periodicamente, geralmente são menos voláteis e conseguem entregar parte do resultado antes do vencimento.

Mesmo quando a letra possui um vencimento mais longo, devido aos juros periódicos, o Duration Modificada acaba sendo menor em comparação a letra que não paga juros.