O que é Duopólio?
Duopólio é um termo utilizado para nomear a situação onde duas empresas possuem o domínio de um setor ou atividade econômica.
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O monopólio é prejudicial para uma economia, mas o duopólio pode ser ainda mais. Através do duopólio as empresas que possuem o domínio sobre o segmento econômico conseguem manipular preços, qualidade e demais características do produto ou serviços com facilidade e sem restrições.
Inclusive as duas empresas podem barrar a tentativa de novas empresas entrarem no segmento e competirem com as duas empresas que estão monopolizando a atividade.
Tudo isso traz prejuízos à atividade em si, além de perdas aos consumidores,
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Duopólio na prática
Um bom exemplo de duopólio que vem ocorrendo há anos é entre as empresas Apple (AAPL34) e Microsoft (MSFT34) quando o assunto é sistema operacional.
Hoje os principais computadores do mundo corporativo e convencional possuem sistemas Windows ou IOS (Apple).
O Duopólio entre as duas empresas é grande e vem acontecendo há anos. A entrada de novas empresas nessa disputa, como é o caso do Google (GOLG34), através do Android, é tímida.
Para ambas as empresas, Apple e Microsoft, o duopólio vem rendendo muito dinheiro e domínio na área de sistemas operacionais.
Por outro lado, aos consumidores, o duopólio traz concentração e pouca diversidade de produtos e até de preços melhores.
Outro Duopólio que acontece, mas vem diminuindo com a entrada de novas empresas é na área de processadores para computadores.
A Intel e a AMD são duas empresas que a anos vem trabalhando na construção de processadores de computadores e por anos foram as únicas duas companhias do segmento.
Atualmente existe a entrada de novas empresas nessa área de processadores. Mas a concorrência é tímida ainda e tanto a Intel como a AMD vem dividindo o Duopólio.
Consequências do Duopólio
Se a concentração do mercado em duas empresas é algo interessante para as companhias, para os consumidores a ideia é pouco atrativa.
Como o Duopólio se refere a duas empresas a concorrência de valores entre as duas será limitada e dependendo da relação entre as companhias, a concorrência pode ser praticamente inexistente.
Questões como preço, qualidade dos produtos e serviços, provavelmente se manterão estáveis com a presença de só duas companhias no segmento.
Isso traz prejuízos aos clientes uma vez que não haverá alternativas e pouco menos uma competição no segmento.
Por não haver uma competição, as empresas não vão investir no negócio. O resultado disso tudo, provavelmente será de clientes insatisfeitos com as empresas, mas dependentes das mesmas, uma vez que não há alternativas.
Combate ao Duopólio
Uma forma de combater o Duopólio é na fiscalização dos setores que vêm sofrendo com tal situação.
Dependendo do duopólio que se instaurou em determinada atividade, o Duopólio pode estar ligado a alguma atividade ilegal, como o cartel.
Ou seja, até existe o interesse e a capacidade de novas empresas e pessoas entrarem e explorarem a tal atividade, alvo do Duopólio, mas devido a um Cartel, novas empresas acabam sendo excluídas do mercado, ou simplesmente não tendo mercado para trabalhar.
Outra situação onde o Cartel pode estar presente é quando as empresas que fazem parte do Duopólio possuem contatos políticos e assim conseguem de alguma forma, influenciar na legislação do setor.
Essas alterações podem impedir ou dificultar a entrada de novas empresas e interessados. O combate a tudo isso pode ser dado através de fiscalização e por meio de comissões investigativas.
Ao conseguir reduzir tais situações ilegais, o Duopólio pode se tornar mais difícil de acontecer.
Mas ainda sim, existem Duopólios que não estão vinculados a Cartéis ou práticas ilegais.
Exemplos disso são; Airbus e Boeing, fabricantes de avião e os sistemas operacionais de celular, Android e IOS.