O que é Dropshipping?

O Dropshipping é um termo inglês que significa “solta e envio”, em outras palavras a ideia do significado é “remessa”. As empresas que trabalham com o Dropshipping costumam vender produtos de outras firmas e receber uma espécie de comissão por isso.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Desse modo o comércio não estoca e não envia o produto. Na verdade, o comércio em si faz a divulgação do produto, faz o recebimento dos valores e processa o pedido para que a empresa que possui o produto possa despachar ao cliente.

Essa empresa que possui o produto receberá uma parte considerável do valor, mas, outra parte, a comissão, ficará com a empresa que está intermediando o negócio.

Esse tipo de negócio vem ganhando bastante mercado nas lojas online. Uma vez que os negócios vêm se tornando cada vez mais dinâmicos e várias lojas vem investindo mais na plataforma online e na divulgação da própria loja do que na estocagem e transporte dos produtos. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Dropshipping na Prática

Vamos supor que a empresa similar a Magazine Luiza (MGLU3) ou as Lojas Americanas (LAME4) esteja comercializando diversos produtos. Essa loja virtual será denominada como AAA.

Dentre esses produtos que a empresa AAA tem, existem os eletrônicos, como a televisão. A televisão no caso é vendida através da loja, mas existe a marcação no próprio produto dizendo que o mesmo está sob a tutela da companhia BBB.

Desse modo, ao comprar a televisão, o cliente vai pagar através da loja AAA, mas o produto está na loja BBB e quem vai enviar o mesmo é a loja BBB.

A loja AAA repassará os valores para a loja BBB. A loja AAA vai ficar com uma parcela do valor a título de comissão e assim o restante do valor é repassado para a loja BBB.

Ambas as lojas lucram com a venda. Porém, a loja AAA precisa trabalhar bastante com a sua propaganda para ganhar mais notoriedade no mercado e ficar mais em evidência.

Assim, mais empresas terão vontade de comercializar seus produtos junto à loja AAA.

Vantagens do Dropshipping

Para aqueles que estão pensando em elaborar uma loja online, partir para o Dropshipping parece a coisa mais lógica.

O lojista não precisa se preocupar em comprar os produtos e tão pouco despachar os mesmos. O trabalho consiste em divulgar o máximo possível a loja e fazer um bom trabalho de intermediação entre as empresas que possuem os produtos e os clientes.

O recebimento com parcelas e outras formas de pagamento é importante também. O fato de não haver necessidade de esticar produtos ou de considerar uma transportadora para fazer o translado dos produtos é algo significativo.

Desvantagens do Dropshipping

Os lojistas não vão se incomodar com o Dropshipping, mas aqueles que vão comprar, ou melhor, os clientes, esses podem se incomodar com o modelo de negócio.

Havendo problemas com a compra, por exemplo, o cliente pode se ver perdido com quem irá reclamar.

Teoricamente o cliente terá que reclamar com a loja que está comercializando, ou seja, está intermediando o negócio.

Sendo que a loja vai entrar em contato com a empresa que estoca e despacha o produto. Todo esse trâmite pode consumir certo tempo, sendo que às vezes os problemas podem levar até mais tempo do que o habitual para serem resolvidos.

Quando o Dropshipping ainda não era uma realidade tão presente em nossas vidas, as lojas online geralmente faziam todo o trabalho de estocagem, comercialização e envio dos produtos.

Assim a resolução de problemas era mais direta. Com o Dropshipping, as coisas podem se tornar um pouco mais lentas e amorosas.