O que é DMPFi?

DPMFi é a sigla para Dívida Pública Mobiliária Federal interna. Essa dívida é referente aos valores que são pagos por meio da emissão de títulos públicos federais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Aqueles que fazem a gestão da DPMFi tem como objetivo a gestão da dívida pública, observando a emissão de títulos com o foco na qualidade da dívida nacional.

Ou seja, ao fazer mais dívida para pagar a dívida, existe a necessidade de conseguir condições melhores para o pagamento sem que haja prejuízos ao orçamento federal.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

DMPFi na prática

Para financiar a máquina pública e vender parte da dívida, o governo federal possui um programa de investimentos destinados às pessoas físicas e jurídicas.

Esse programa é o Tesouro Direto. O investidor pode comprar letras a partir de R$ 30,00, sendo que o limite de investimento no dia é de até R$ 1 milhão.

A garantia do Tesouro Direto está vinculada ao Tesouro Nacional. Ao comprar as letras do programa de investimentos, o investidor estará financiando a dívida nacional.

Os rendimentos oferecidos pelo Tesouro Direto estão compreendidos entre títulos prós-fixados e prefixados

Tanto um quanto o outro sofrem influência do mercado. Quando o mercado está favorável, com taxas menores, os papéis negociados no Tesouro Direto favorecem a dívida, uma vez que suas taxas não trarão prejuízo iminente ao orçamento.

Já em um momento de turbulência, com taxas maiores e necessidade de financiamento, a construção da dívida pode se tornar algo caro e perigoso para o orçamento visando o médio e longo prazo.

Captação da DPMFi

Uma das formas de captar recursos para a DPMFi é através do Tesouro Direto, mas existem outras formas.

O leilão de títulos a instituições financeiras e grandes investidores é outra forma de conseguir captar recursos em troca de títulos da dívida.

Os bancos e grandes investidores têm o interesse sobre a dívida de um país, observando questões como segurança e capacidade de pagamento.

Um país consegue firmar garantias de pagamento muito mais reais do que uma empresa ou uma pessoa física, por exemplo.

Considerando tais pontos, o investimento em letras do Tesouro é muito interessante. E por último, um governo consegue captar recursos por meio de uma oferta específica.

Por exemplo: o governo federal pretende realizar investimentos em uma série de projetos. Para financiar tais projetos, o governo faz a emissão de títulos da dívida com tal propósito.

Desse modo os recursos levantados com a emissão, serão destinados exclusivamente para financiar o projeto.

Títulos da DPMFi

Olhando as letras do Tesouro Direto, existem dentro do programa de investimentos do Tesouro Nacional três tipos de letras.

Dentre as três letras nós temos duas prefixadas (Tesouro IPCA e Prefixados) e um tipo de letra pós-fixado (Tesouro Selic).

Aqueles que investem no Tesouro Selic terão uma rentabilidade atrelada à própria taxa de juro Selic.

Conforme a Selic vai variando de tempos em tempos, o Tesouro Selic pode aumentar ou reduzir seus rendimentos, por isso essa letra é pós-fixada.

Com relação às prefixadas, nós temos o Tesouro IPCA que possui rentabilidade atrelada a um juro prefixado mais a oscilação referente ao IPCA (Inflação).

Por último, nós temos as letras prefixadas, onde o rendimento está condicionado à taxa negociada na hora do investimento.

Então se a letra no momento da compra estiver rendendo 8% ao ano, será essa rentabilidade que o investidor vai assegurar até o vencimento do papel.

Assim, ao investir em tais letras, o investidor estará financiando parte da dívida nacional.