O dólar operava em queda contra o real nesta segunda-feira, em início de semana marcado pelo otimismo internacional em relação ao desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ainda há expectativa dos investidores domésticos pela participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em três eventos diferentes durante o dia.

Às 9:54, o dólar recuava 0,33%, a 5,3690 reais na venda, enquanto o contrato mais líquido de dólar futuro tinha queda de 0,15%, a 5,3725 reais.

Essa movimentação estava em linha com a fraqueza da moeda norte-americana no exterior, que cedia cerca de 0,3% contra uma cesta de pares fortes.

Ainda mais depois que a farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira que sua potencial vacina contra o novo coronavírus pode ser em torno de 90% eficaz sem nenhum efeito colateral grave, dando ao mundo mais uma ferramenta importante no combate à pandemia de Covid-19.

Na semana passada, as empresas norte-americanas Pfizer e Moderna já haviam anunciado resultados promissores nos ensaios de suas vacinas, o que ajudou o índice do dólar a registrar perda semanal de 0,4%.

“As expectativas em relação às vacinas para a Covid-19 dão fôlego aos mercados, que reagem ao conjunto de notícias positivas relacionados a esse tema desde sexta-feira”, disseram em nota analistas do Bradesco.

Enquanto isso, os investidores ficavam atentos à agenda do ministro Paulo Guedes, que participava nesta manhã de webinário da Firjan.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Às 10h15, ele dará palestra em evento da International Chamber of Commerce Brazil e, às 16h, tem evento anual conjunto da Empiricus e da Vitreo.

Em meio a dúvidas constantes sobre a saúde das contas públicas brasileiras, os investidores ficarão atentos a qualquer sinal de Guedes sobre como o governo administrará seus gastos no ano que vem diante de um Orçamento apertado e necessidade de financiamento de um programa de assistência social.

As incertezas sobre a situação fiscal brasileira, combinadas a um ambiente de juros extremamente baixos, têm sido apontadas como forte fator de impulso para o dólar no mercado de câmbio doméstico, com a moeda norte-americana acumulando salto de cerca de 33% até agora em 2020.

Na última sessão, na sexta-feira, a moeda norte-americana registrou salto de 1,39%, a 5,387 reais na venda.

Nesta segunda, o Banco Central fará leilão de swap tradicional para rolagem de até 12 mil contratos com vencimento em abril e agosto de 2021.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.