O que é DOJI?

DOJI é um termo utilizado para nomear um padrão gráfico que analistas observam nas ações e demais ativos financeiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O padrão DOJI é reconhecido quando um ativo possui o valor de abertura e encerramento dos mesmos.

Então se uma ação iniciou o dia sendo negociada a R$ 100,00 e terminou o dia sendo negociada nos mesmos R$ 100,00, o gráfico de tal ação vai mostrar um padrão de DOJI.

Vale destacar que o gráfico utilizado para reconhecer o DOJI, é um gráfico de candlesticks.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

DOJI na prática

Por se tratar de gráficos de candlesticks, o DOJI tem uma aparência única. O DOJI possui uma imagem de crucifixo, onde o corpo do candlestick é inexistente e as pontas são longas.

Desse modo as laterais acabam dando o molde de um crucifixo. É bom destacar que o candlestick tem um corpo e as sobras (sombra acima e abaixo do corpo)

Como os valores iniciais e finais do candles são iguais, o corpo é inexistente. Já as sobras mostram a variação dos preços que o ativo possui ao longo do período que o candle está cobrindo.

Por isso se o ativo tem qualquer oscilação no preço ao longo do período às pontas (ou sobras) vão mostrar isso, ficando mais compridas ou curtas.

Assim, o DOJI ganha diferentes tipos, havendo variações conforme as sobras do candlestick se movimentam.

Tipos de DOJI

Dentro da análise técnica nós temos alguns tipos de DOJI, dentre ele nós podemos citar:

  • DOJI Star (Estrela);
  • DOJI Dragonfly (Libélula);
  • DOJI Lapide;
  • DOJI Pernalta.

O DOJI estrela é aquele que possui as sombras exatamente iguais. Desse modo o corpo do candlestick é inexistente com as sobras cobrindo uma mesma área, tanto para cima quanto para baixo.

O DOJI Libélula possui uma sombra inferior e o candlestick não conta com sombra superior, somente a inferior.

DOJI Lápide possui a sombra superior e sem a sombra inferior e por último o DOJI Pernalta conta com uma sombra inferior maior do que a sobra superior.

No caso do DOJI Lápide, o candlestick possui as duas sobras, mas há uma diferença de tamanhos, sendo que a sombra inferior é maior do que a superior.

Relevância do DOJI

Um DOJI quando aparece no gráfico pode determinar a entrada ou saída de uma operação. Porém, o DOJI é considerado um padrão neutro.

Isso significa que o DOJI por si só, não tem condições de sustentar uma análise técnica que possa indicar qualquer tipo de tomada de decisão.

A aplicação do DOJI com outros indicadores e padrões pode ajudar na tomada de decisão.  O DOJI é um padrão que acontece com certa frequência no mercado e isso mostra que o mesmo não é uma referência única para tomada de decisão.

Com uma frequência maior, o indicador pode influenciar na entrada e saída de operações que nem deveriam ter ocorrido, por exemplo.

Se o investidor procura por um padrão, ou indicador que possa dar certeza da entrada ou saída em um ativo, o DOJI não é a melhor opção.

Como o DOJI também não possui ferramentas para determinar qual será o preço alvo de saída ou entrada, há uma necessidade de buscar mais indicadores e padrões na hora do investimento.

Utilizar o DOJI, junto de média móvel, ou com um estudo buscando determinar uma tendência da ação, pode ser uma boa opção.

Combinando o DOJI com outros diferentes padrões, a análise ganha mais seriedade e se torna menos arriscada.