O que é Doing Business?

Doing Business, ou “fazendo negócios”, é um projeto do Banco Mundial que tem por objetivo, avaliar as condições que vários países oferecem ao ambiente de negócios local.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Atualmente essa lista de países que participam dessa pesquisa, está em aproximadamente 190. Sendo que vários tópicos e assuntos são avaliados, dentre eles nós temos:

  • Abertura de empresas;
  • Registro de propriedade;
  • Obtenção de alvarás;
  • Resolução de insolvência;
  • Execução de contratos;
  • E demais assuntos relacionados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Doing Business na Prática

Aqueles países que fazem parte do projeto Doing Business são avaliados em diferentes áreas e assuntos relacionados ao mercado de negócios local.

Conforme os resultados vão saindo, os países vão recebendo pontuações relacionadas às práticas no mercado de negócios.

Posteriormente, com os pontos, os países recebem notas e vão para uma espécie de ranking, onde os países com as melhores notas lideram a lista seguidos por aqueles países que possuem práticas menos produtivas, ou mais burocráticas, por exemplo.

Ao final o Doing Business possui um ranking, listando os países que possuem maior facilidade em empreender, ou que oferecem as melhores condições para tal ease of doing business score.

Quanto menos regulações no ambiente de negócios o país tem, geralmente ele consegue uma nota melhor no Doing Business.

O projeto Doing Business tem seus dados revisados anualmente, desse modo àqueles países que possuem indicadores ruins, têm condições de, no curto prazo, conseguir melhorar a posição realizando alterações estruturais em seus fundamentos para construir um ambiente melhor para os negócios.

Benefícios do Doing Business

O projeto do Banco Mundial tem diversos benefícios. Além de ser desenvolvido por uma instituição internacional e de grande prestígio, o Doing Business mostra como está o ambiente de negócios de cada um dos países participantes.

Assim, os interessados podem fazer comparações entre os países e verificar qual deles possui ambientes mais interessantes ou não para fazer negócios.

Ao conferir a posição do Brasil atualmente, o país está em 124º dentro do ranking de Doing Business.

Já outros países vizinhos, como é o caso do Chile e da Argentina, estão em 59º e 126º respectivamente.

O ranking do Doing Business é uma ferramenta que ajuda até os próprios países que fazem parte.

Observando a colocação, o país pode desenvolver novos projetos e regulamentações na tentativa de melhorar o comércio e o ambiente de negócios em si. 

Normalmente os países que estão ocupando os últimos lugares, são aqueles que possuem mais restrições e regulamentações com relação ao ambiente de negócio.

O excesso de burocracia pode prejudicar bastante o país e consequentemente o seu crescimento.

Por isso, o Doing Business é uma ferramenta importante na análise e avaliação das condições do país e dos demais.

Doing Business Subnacional

Além da pesquisa com relação aos países, o Doing Business também existe para avaliar as condições internas dos países.

Assim, o Doing Business consegue fazer uma pesquisa avaliando o ambiente de negócios de várias regiões dentro de um país.

No Brasil, por exemplo, o Doing Business Subnacional já existe desde 2019. Ao desenvolver o projeto avaliando as condições do ambiente de negócios dentro do Brasil, as pessoas e demais interessados podem observar a evolução das condições de negócios em diferentes regiões.

Isso pode até ajudar nas alterações com relação à regulamentação e burocracia no ambiente de negócios.

Por exemplo, um estado que possui um ranking no Doing Business baixo pode analisar outro estado que possui condições melhores para avaliar alterações em suas regulamentações e de repente reduzir a burocracia.

O projeto tem por intuito ajudar a melhorar o ambiente de negócios e empreendedorismo dentro do país e consequentemente melhorar o país como um todo.

Hoje já existem mais de 71 economias que fazem parte do projeto subnacional, totalizando 485 locais.