O que é DLPA?

DLPA, ou Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, é um relatório contábil que mostra a evolução do Patrimônio Líquido da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dentro do grupo Patrimônio Líquido, ou PL, nós temos as reservas de lucros e os prejuízos acumulados, além de outras contas.

A DLPA é utilizada bastante para analisar as movimentações nas duas contas que mostram se a firma naquele período obteve resultado positivo ou negativo.

Uma eventual redução no prejuízo acumulado ou aumento na reserva de lucros pode mostrar um resultado positivo no período.

Já o aumento do prejuízo ou redução das reservas pode mostrar o prejuízo no período. O foco da DLPA é sobre o resultado da empresa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

DLPA na Prática

Na prática, a DLPA vai focar suas atenções nas movimentações dos lucros e prejuízos dentro do PL.

Exemplo: contas como Distribuições de lucros, vão influenciar no saldo da reserva de lucros e por isso podem aparecer na DLPA.

Destacando que nem toda empresa pode distribuir seus lucros. Empresas com reservas de lucros e sem problemas de dívidas fiscais podem distribuir seus resultados aos acionistas.

Havendo a distribuição, as reservas diminuem e tal impacto pode ser observado da DLPA.

Como estamos lidando com um relatório que vai mostrar as alterações nas reservas de lucros e nos prejuízos, outras contas podem ser influenciadas pela alteração de tais contas.

Para construir a DLPA o profissional contábil precisa ter em mãos o Balanço Patrimonial e DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) devidamente encerrados para elaborar a DLPA.

A construção do relatório precisa envolver alguns pontos do PL, dentre eles:

  • O saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;
  • As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
  • As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

Análise da DLPA

Dentre os relatórios existentes na contabilidade a DLPA é o documento que vai mostrar com detalhes as movimentações do PL.

Dentro do PL nós temos algumas contas que são importantes para uma empresa. Dentre elas podemos citar as Reservas de Lucros e Prejuízos Acumulados.

As duas contas possuem relevância dentro do Balanço Patrimonial e por isso são analisadas com atenção.

Uma empresa que vem mostrando queda nas reservas de lucros pode estar passando por problemas operacionais, correto?

Nem sempre. Por meio da DLPA dá para identificar, por exemplo, se a firma está distribuindo mais lucros e assim vem mostrando uma queda gradual de suas reservas.

Inclusive, os acionistas podem se utilizar das reservas para aumentar o Capital Social, caso seja à vontade do sócio.

Já uma empresa que vem se recuperando e registrando lucros recorrentes pode ter um prejuízo acumulado alto e assim ainda conta com prejuízos ao invés de reservas.

Tudo isso pode ser avaliado por meio da DLPA.

Obrigatoriedade da DLPA

Empresas tributadas pelo Lucro Real são obrigadas a entregar uma DLPA, sendo que as sociedades anônimas também.

Além da DLPA, tais empresas precisam entregar a DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa) e a Nota Explicativa.

Aquelas companhias que entregam a ECD (Escrituração Contábil Digital) também precisam entregar todas as demonstrações contábeis junto ao arquivo.

Vale destacar que há a possibilidade de optar pela DLPA ou DMPL (Demonstrativo de Mutação do Patrimônio Líquido), uma vez que os dois relatórios tratam do PL.

Observando que a DLPA possui certa relevância no contexto contábil e financeiro, consideramos a DLPA tão importante quanto os outros relatórios contábeis.