O que é Disclosure?

Disclosure, ou divulgação em português, é um termo que se refere à liberação de informações relevantes sobre uma empresa. Com a intenção de oferecer transparência aos seus potenciais investidores.

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É a ação de divulgar dados sobre um negócio capazes de influenciar a tomada de decisões de potenciais parceiros. Ao dar uma visão clara sobre seus aspectos positivos e negativos.

A transparência aqui tem como premissa fornecer aos investidores o mesmo acesso que os gestores possuem. Pois, são informações que mostram os impactos e riscos que o negócio possui.

O disclosure pode mostrar como os processos operacionais de uma empresa estão, assim como, sua saúde financeira. Pode conter detalhes sobre grau de endividamento versus lucros gerados, e muito mais.

Esses são aspectos que os investidores costumam analisar, por exemplo, antes de escolher ações para investir. Mas, também é muito importante para fornecedores, entidades públicas, consumidores e funcionários.

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O que é disclosure contábil?

Por estar diretamente ligado às ciências contábeis, é comum ouvir falar também do termo disclosure contábil que possui praticamente o mesmo significado. Mas, com um foco especialmente nos dados contábeis.

Para que Serve o Disclosure?

O disclosure funciona como uma ação que promove divulgação e transparência de informações, na intenção de promover a confiança em uma empresa. Ao mesmo tempo que a torna mais atrativa.

Isso porque ela revela e oferece uma visão clara sobre a saúde do seu negócio e tudo que acontece dentro dele. O que o faz tão importante aos próprios colaboradores.

Um funcionário que sabe que trabalha em uma empresa em crise ou até mesmo a beira da falência, por exemplo, consegue se preparar para buscar novas oportunidades de emprego.

Como também, no caso de uma empresa em crescimento, ele entende os aspectos positivos que aquela corporação possui em sua carreira. Então, não são informações necessárias apenas para quem está de fora.

A transparência promovida pelo disclosure traz vantagens para ambos os lados de uma relação. Pois, a confiança que ele passa gera maior incentivo aos investidores que analisam melhor seus riscos.

Desse modo, a empresa tem um aumento na venda de suas ações e captação de recursos. Ao passo que o mercado financeiro se torna mais ativo, beneficiando a economia.

Como Funciona o Disclosure?

Chamado ainda de disclosure contábil ou evidenciação contábil, esse conceito funciona como um dos pilares da governança corporativa.

Um conjunto de processos pelos quais empresas e diversas organizações são: 

  • Regulamentarizadas;
  • Administradas;
  • Incentivadas; 
  • Monitoradas; 
  • Dirigidas. 

A transparência consta entre seus pilares, sendo justamente aquilo que a divulgação oferece. Mas, isso só funciona de fato quando as informações e dados considerados relevantes são claros e qualitativos.

Outros fatores importantes são o momento e a acessibilidade com que o disclosure é feito. Pois, sem isso ele não pode ser considerado realmente transparente e nem inspira a confiabilidade esperada.

Por exemplo, quando uma empresa fornece seus materiais sobre um determinado período bem após ele.

Será que elas permanecem relevantes ainda? Como a falta delas antes pode ter afetado terceiros?

Assim como, casos nos quais os dados são fornecidos em uma linguagem ou formato difíceis de serem interpretados. Ou até mesmo, sem explicações sobre o que é divulgado.

Só é considerado como disclosure de fato a divulgação que realmente contribui com a formação de uma visão clara, transparente e de qualidade sobre o negócio.

Nem sempre a divulgação traz apenas dados opcionais que o próprio negócio escolhe expor. Pois, o fornecimento de informações pode estar submetido ainda a exigências legais, como acontece nas:

  • Empresas de capital aberto: que respondem a certas Instruções Normativas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
  • Sociedades por ações: que seguem algumas exigências da Lei das Sociedades Anônimas por Ações.

Quais os Aspectos Necessários em um Disclosure?

Um disclosure, segundo o International Accounting Standards Board, possui sete pilares que apontam os aspectos necessários para uma divulgação confiável, relevante e de qualidade.

São eles:

  1. Fidelidade representativa: todas as informações fornecidas devem ser autênticas a realidade da empresa de modo a mitigar erros e riscos aos envolvidos com ela;
  2. Compreensibilidade: deve contar informações legíveis e capazes de serem entendidas por qualquer pessoa independentemente de seus conhecimentos contábeis;
  3. Comparabilidade: entrega de dados que permitam a quem os avalia comparar a mudança ocorrida entre diferentes períodos;
  4. Essencialidade: a essência dos dados apresentados deve ser sempre mais importante do que a maneira como isso é feito;
  5. Materialidade: é essencial que não haja nenhum tipo de alteração ou omissão nos valores informados;
  6. Neutralidade: os dados devem ser imparciais e objetivos de modo a não induzir conclusões em terceiros; 
  7. Relevância: toda informação e dados divulgados devem ser considerados pertinente aos interessados naquele negócio.