O que é Diretoria Executiva?

As pessoas que fazem parte da Diretoria Executiva são aquelas que administram uma empresa. A Diretoria Executiva é formada por pessoas que vão tomar as principais decisões referentes aos mais diferentes tipos de assuntos em uma companhia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dentro da Diretoria Executiva ainda existe a figura do CEO (Chief Executive Officer) ou Diretor Executivo e do CFO (Chief Financial Officer) Diretor Financeiro.

Diretoria Executiva na Prática

Por se tratar de uma Diretoria Executiva, nós não temos a figura de uma única pessoa executando a função de administrar a empresa, mas sim, de vários profissionais.

Aqueles que alcançam um lugar na Diretoria Executiva, geralmente carregam certa experiência na bagagem além de resultados.

O trabalho na Diretoria Executiva é complexo e exige trabalho relevante por parte de seus participantes, inclusive no que tange a tomada de decisão.

Além das decisões, a criação de metas, objetivos e até supervisão de projetos e setores são funções que a Diretoria Executiva pode executar.

Participantes da Diretoria Executiva

A composição da Diretoria Executiva pode mudar de empresa para empresa, mas normalmente aqueles que fazem parte são:

  • COO, Chief Operation Officer ou Diretor de Operações;
  • CFO, Chief Financial Officer ou Diretor Financeiro;
  • CEO, Chief Executive Officer ou Diretor Executivo;
  • CSO, Chief Sales Officer ou Diretor Comercial;
  • CMO, Chief Marketing Officer ou Diretor de Marketing;
  • CIO, Chief Information Officer ou Diretor de TI.

O Diretor de Operações é aquele incumbido de gerenciar a operação do dia a dia da companhia. O Diretor Financeiro por sua vez está focado em atuar na parte das finanças ou no dinheiro da empresa.

O Diretor Executivo é aquele que vai sintetizar as informações de todos os diretores e coordenar a Diretoria Executiva para conseguir a melhor performance possível.

O Diretor Comercial está encarregado de tratar com os fornecedores e clientes. As compras e vendas de uma empresa são pontos importantes, se não fundamentais, com influência relevante na área financeira e operacional.

O Diretor de Marketing vai trabalhar na imagem da empresa e na publicidade da marca. Se alguém pensar em como as pessoas vão conhecer melhor a empresa, essa pessoa é o Diretor de Marketing.

E por último nós temos o Diretor de TI. Não existe uma forma de montar uma empresa sem empregar tecnologias.

Desde o simples celular até um servidor todas  as empresas vêm trabalhando constantemente com uma área de TI.

Sendo que o Diretor de TI vai trabalhar para manter tudo isso funcionando e vai capturar novidades da área que possam ser úteis e trazer mais performance para a companhia.

Construção da Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva tem sua construção formada através da votação dos acionistas da empresa ou por meio da deliberação de um conselho administrativo, por exemplo.

Ao deliberar sobre quem vai fazer parte da Diretoria Executiva, as pessoas qualificadas para tal, estão formando a Diretoria que vai tomar importantes decisões para os próximos anos da empresa.

Em uma companhia de capital aberto, a formação da Diretoria Executiva é algo ainda mais importante, uma vez que a empresa tem capital aberto e, portanto, possui acionistas dentro e fora do dia a dia da empresa.

A responsabilidade em dirigir uma companhia assim é maior. A pressão consequentemente é maior também, uma vez que se trata de uma empresa com ações em bolsa de valores.