O que é Direito de Preferência?

Direito de Preferência é um termo utilizado no mercado de ações, quando um acionista possui preferência em tratar de seus interesses quando acontecer uma nova negociação de ações da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo: uma companhia que vai fazer novas emissões de ações. Uma eventual diluição das ações pode acontecer e isso pode prejudicar os acionistas já posicionados na empresa.

Com o Direito de Preferência, o acionista pode conseguir benefícios a fim de assegurar o aumento de seu investimento e assim manter participação equivalente, mesmo com uma eventual diluição das ações perante a quantidade acrescida.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Direito de Preferência na Prática

Vamos supor que uma empresa faz a emissão de suas ações na bolsa de valores através do IPO.

Depois de alguns anos a empresa faz uma nova emissão de ações. Porém, aqueles acionistas que participaram do IPO e permaneceram comprados na empresa poderão utilizar o Direito de Preferência.

Esse Direito de Preferência assegura um desconto na aquisição de ações da nova oferta. Ao invés de pagar um valor cheio, os acionistas receberão uma bonificação e se caso for do interesse, os acionistas podem incrementar o valor realizando a aquisição de novas ações.

A bonificação em questão é liberada aos acionistas sobre a forma de um ticker, sendo que a quantidade está vinculada a posição que o acionista possui referente à empresa.

Inclusive, esse Direito de Preferência é denominado de Direito de Subscrição. Querendo ou não, o Direito de Subscrição pode ser considerado um Direito de Preferência.

Assim o acionista tem a possibilidade de liquidar a bonificação recebida, ficando com os recursos, ou efetivando a vontade de participar da nova oferta de ações e aumentando a posição, consequentemente permanecendo com a posição similar à anterior.

Desse modo o acionista evita uma diluição da posição, mas ainda tem a possibilidade de escolher se quer ou não.

Vantagens do Direito de Preferência

Se o acionista vê que a empresa tem grandes chances de continuar progredindo, evoluindo e rendendo bons valores, a diluição da participação, provavelmente não é algo que vai lhe agradar.

Conquistar alguma garantia para defender seus interesses em eventuais novas emissões de ações é algo importante.

Por isso, ações que oferecem o Direito de Preferência são interessantes. Outra característica importante sobre o Direito de Preferência está relacionada ao tempo que o acionista tem para exercê-la.

Por exemplo: em uma situação de novas emissões de uma empresa, o Direito de Preferência pode vir através de uma bonificação.

Para utilizar a bonificação e executar o seu Direito de Preferência, o acionista terá alguns dias. Dentro desses dias o acionista tem como analisar e verificar se vai ou não exercer o direito.

Tipos de Direito de Preferência

Normalmente existem dois tipos de Direitos de Preferência, eles são:

  • Direito de Preferência Conjunto;
  • Direito de Preferência Individual.

O Direito de Preferência Conjunto está relacionado ao direito vinculado ao conjunto de acionistas.

Por exemplo: a empresa XXX está prestes a fazer a segunda emissão de ações, sendo que o grupo de acionistas e os novos investidores terão direitos iguais de investir e aumentar suas posições referentes à empresa.

Ou seja, se a segunda oferta oferecer condições mais favoráveis aos novos investidores, os acionistas antigos vão receber as mesmas condições sem nenhum tipo de prejuízo.

Já o Direito de Preferência Individual, garante aos acionistas de forma individual o direito de investir em condições semelhantes aos demais investidores da nova emissão.

Portanto, se o Direito de Preferência Conjunto garante a preferência para o grupo de investidores, o individual torna esses direitos individuais, sem necessidade de juntar os acionistas.

Vale destacar que esses benefícios do Direito de Preferência estão relacionados a empresas de capital aberto ou fechado.