A Direcional Engenharia (DIRR3) informou em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (9) que a empresa e a XP Inc. (XPBR31) assinaram acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A startup, destacou a construtora em comunicado, cria uma solução para desenvolvimento do mercado imobiliário com oferta de empréstimos para pessoas físicas na aquisição de imóveis, home equity e, na ponta corporativa, a aquisição de recebíveis de construtoras.

A XP terá 49,9% da startup. A operação está condicionada a algumas etapas, dentre as quais a aprovação pelo Conselho de Administração Econômica (Cade).

“Esse deal marca a entrada da XP no mercado de crédito imobiliário, ofertando produtos financeiros inovadores para este setor e que têm total sinergia com a nossa base de clientes. Para isso, vamos contar com a expertise da Direcional, uma parceira de longa data da XP”, destaca José Berenguer, CEO do Banco XP.

A Direto ofertará três soluções iniciais complementares, com operação independente dos dois grupos associados e equipe própria em São Paulo e na sede em Belo Horizonte.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

A primeira delas será a concessão de empréstimos, inclusive em parceria com outras instituições financeiras, para aquisição de imóveis novos e usados por pessoas físicas.

Outra frente de atuação, será o home equity, modalidade em que o imóvel entra como garantia de empréstimo.

Além dessas, para construtoras e incorporadoras, a Direto trabalhará com a aquisição de carteiras de recebíveis, encurtando o ciclo de caixa das empresas e liberando capital de giro na operação.

Pelo acordo, caberá à Direcional atuar na originação de clientes e na formação do time com expertise no mercado imobiliário e em análise de crédito. A XP tratará da estruturação de soluções de financiamento, bem como auxiliará na captação de clientes e no desenvolvimento de es

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

As empresas ressaltam que a ideia da parceria é buscar utilizar diversas fontes de recursos para o crédito imobiliário.

“Nossa intenção é maximizar oportunidades de financiamento que o mercado já oferece, mas em uma nova escala e capacidade de relacionamento com clientes em que a tecnologia e a rede de distribuição da XP podem proporcionar”, afirma Ricardo Couto, executivo da Direto.

Resultado da Direcional Engenharia no Terceiro Trimestre de 2021

O resultado da Direcional Engenharia (DIRR3) no terceiro trimestre de 2021 (3t21), divulgado no dia 08 de novembro, apresentou um lucro líquido de R$ 47,2 milhões no 3t21, uma alta de 65,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Direcional atingiu R$ 100,7 milhões no 3T21, apresentando crescimento de 36,3% na comparação com o 3T20.

A margem Ebitda ajustada da Direcional totalizou 22,2% no 3T21, apresentando crescimento de 2,5 pontos percentuais na comparação com o 3T20.

A margem líquida da Direcional atingiu 10,4% no 3T21, apresentando crescimento de 2,8 pontos percentuais na comparação com o 3T20.

As ações da Direcional Engenharia (DIRR3) acumulam alta de 15,65% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 4,62% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Money Times.