Quando você pensa na palavra dinheiro, como você se sente? Para alguns, o dinheiro pode ser uma fonte de sentimentos de estresse e insegurança porque constantemente sentimos que não temos o suficiente. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para outros, o dinheiro faz pensar em objetos materiais que acreditamos que irão melhorar as nossas vidas. Ainda existe um outro grupo de pessoas que se sente contente quando pensa em dinheiro porque acredita que ele pode abrir caminho para novas experiências. 

Como uma palavra pode provocar tamanha gama de emoções?

Para Jason Vitug, autor de “Happy Money, Happy Life”, dinheiro é para ser feliz, não ser uma fonte de estresse. 

Ele ensina como você pode transformar seu relacionamento com suas finanças e melhorar sua felicidade e bem-estar geral.

Vitug diz que você pode pagar e aproveitar tudo o que quiser, o problema é que você não pode fazer tudo de uma vez. É aqui que entra o conceito de "poupança proposital".

Economizar dinheiro é garantir a paz interior”, escreve Vitug. “Ao poupar você tem uma visão otimista da vida, e quando você dá um propósito à sua poupança, você está honrando seu investimento.”

O dinheiro está presente em todos os aspectos da nossa vida, cabe a você usá-lo com maestria para escolher a felicidade.

Jason argumenta que o dinheiro pode comprar felicidade, mas ter dinheiro não é a definição de felicidade.

“O dinheiro pode comprar felicidade quando é usado para melhorar o bem-estar porque essas compras nos dão escolhas, opções, tempo e liberdade”.

Para isso, é importante economizar propositalmente. “As metas de poupança permitem que você priorize e direcione seu dinheiro com intenção. Ter economias também ajuda você a sentir menos estresse.”

Veja as quatro etapas de Jason Vitug para economizar dinheiro propositalmente e ser mais feliz, eliminando fontes de estresse:

1. Economizando para interrupções de renda

Vitug escreve: “poupar para interrupções de rendimento é crucial para ser feliz e financeiramente seguro. Não ter dinheiro suficiente é um fator de estresse imediato e poupar dinheiro protege contra isso”. 

Vitug escreve ainda: “despesas inesperadas e interrupções de rendimento fazem parte da vida e estar preparado é crucial”.

Portanto, para eliminar esse fator de estresse,  crie uma reserva de emergência, assim, em caso de imprevistos financeiros, como a perda de emprego, reparos não planejados, problemas de saúde, por exemplo, você terá dinheiro facilmente disponível para cobrir as grandes despesas sem se endividar.

2. Economizar para limitar o uso do crédito

A segunda etapa é evitar contrair dívidas desnecessárias com cartão de crédito, especialmente no ambiente atual de altas taxas de juros. 

Vitug escreve: “menos dependência do crédito para cobrir compras leva a menores obrigações de dívida e menos estresse financeiro no futuro”.

Economizar propositalmente pode colocá-lo em uma posição em que não precisará usar crédito para sair para jantar ou sair de férias.

O problema não é usar o cartão de crédito, especialmente se for aproveitar pontos e recompensas, mas seu uso sem controle.

O cartão de crédito não é sua reserva de emergência. Antes de passar o cartão, certifique-se de ter o dinheiro para pagar a fatura.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

3. Economizando para comprar coisas

Este passo costuma ser um pouco mais difícil, porque exige definição de uma meta, disciplina nos aportes e paciência.

Endividar-se para comprar coisas não deveria ser uma opção. Vitug explica: “quando você economiza dinheiro propositalmente para comprar coisas específicas, você pode comprar sem culpa. Tudo se resume a como você deseja viver sua vida, feliz e livre ou endividado e estressado”.

Em vez de fazer uma compra e passar no crédito, economize com antecedência. 

4. Economizando para criação de riqueza

Economizar propositalmente também pode levar à criação de riqueza. Vitug escreve: "Economizar propositalmente leva ao aumento do seu dinheiro (ganhar dinheiro com dinheiro)." 

Ele explica ainda: 'Esta é a melhor maneira de viver financeiramente livre, mas a única maneira de chegar lá é economizando propositalmente para atingir esse objetivo.'

A liberdade financeira é sustentada por 3 pilares: ganhar mais, gastar menos e investir melhor.

Vitug diz que o dinheiro deve trabalhar ativamente para melhorar sua vida. “Quando você investe na criação de riqueza e economiza os fundos resultantes para aumentar a riqueza, você está agora transformando o dinheiro em uma fonte de bem em sua vida e que apoia sua felicidade e bem-estar.”

Vitug continua: “Economizar propositalmente permite que você tenha a vida que deseja de maneira sensata. Faz sentido planejar despesas, limitar dívidas de cartão de crédito e economizar dinheiro para compras”. 

Ele conclui: “Você precisa ser bom com dinheiro para viver uma vida feliz. Todos devemos aprender a utilizar o dinheiro como uma ferramenta para ajudar a alcançar nossos objetivos”.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.