O que é Diminuição Reativa de valor?

A Diminuição Reativa de Valor é um termo utilizado para identificar o fato de pessoas desconsiderarem ou reduzirem a opinião de uma determinada pessoa, mesmo quando a opinião está correta ou coerente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Exemplo: a pessoa “A” precisa de ajuda para resolver um difícil processo judicial. A pessoa “B”, capacitada para ajudar a pessoa “A”, tenta ajudar orientando da melhor forma possível o que e como fazer o processo.

Porém, a pessoa “A” não confia na pessoa “B”. Essa desconfiança não está associada ao processo ou ao trabalho desenvolvido no momento. A desconfiança já existe anteriormente.

Observando isso, a pessoa A não considera a opinião e tão pouco a orientação da pessoa “B”, mesmo que ela esteja certa.

Vale destacar que o termo Diminuição Reativa de Valor é utilizado em todo o mundo, sendo que no inglês o termo é: Reactive Devaluation.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diminuição Reativa de Valor na Prática

O julgamento precoce não é só influenciado por memórias passadas, mas pode ser influenciado por vários motivos.

A aparência da pessoa pode gerar distanciamento entre as partes, comportamento pode ser outro motivo ou o momento onde as pessoas estão se comunicando.

Inclusive pode ocorrer a Diminuição Reativa do Valor através do mau humor da pessoa no dia. Ou seja, algo de ruim pode ter ocorrido e no momento da reunião ou da negociação, a pessoa desvaloriza a opinião da outra parte influenciada pelo mau humor do dia.

Há ainda a influência do grupo que a outra parte participa e pode influenciar na Diminuição Reativa de Valor.

Por exemplo: políticos são enquadrados, em quase sua totalidade, como corruptos. Desse modo, mesmo o político com carreira perfeita e com boas propostas e uma média decente de projetos aprovados, dificilmente conseguirá convencer as pessoas a votar nele.

Há vários motivos que podem influenciar na Diminuição Reativa de Valor. Desde motivos fúteis até preconceituosos.

Diminuição Reativa de Valor e os investimentos

Há poucos assuntos que não são tão discutidos entre as pessoas, um deles é dinheiro. Perguntar e conhecer sobre investimentos podem ser uma tarefa difícil.

Sempre existem assuntos, ou pontos delicados, principalmente quando tratamos de valores. Observando isso, a Diminuição Reativa de Valor nos investimentos é algo “comum”.

Uma pessoa tenta lhe indicar um investimento ou uma corretora e nós já desconfiamos das intenções ou da legalidade de todo o processo.

Principalmente se o investimento vai gerar o retorno esperado ou pelo menos algo similar. Uma forma de conferir as informações, dicas ou opinião é através da internet e da leitura de livros de referência no mercado.

Não é problema ouvir as pessoas e considerar as opiniões e dicas. O problema é considerar tudo e fazer sem ter uma análise pessoal sobre o tema condicionada sobre a leitura e estudo das informações ali mencionadas.

Então se alguém está falando em fazer investimentos de longo prazo na Bolsa de Valores, você pode procurar mais informações em sites especializados, como ocorre com o The Cap.

Através da pesquisa você pode confirmar se a opinião faz sentido ou se não.

Desvantagens da Diminuição Reativa de Valor

O fato de desconsiderar sumariamente qualquer opinião, mesmo quando a origem da mesma vem de uma pessoa que gera pouca confiança não pode ser uma prática comum.

Mas, deve ser utilizada como forma de filtro. Antes de tomar uma decisão com relação ao assunto, você pode se beneficiar das informações e procurar mais sobre o tema específico.

Desse modo você não considera no momento a orientação, mas com um pouco mais de tempo, é possível identificar a veracidade da informação.

Vale destacar que às vezes, em momentos onde há uma necessidade de tomada de decisão rápida, nós precisamos considerar a lógica do assunto e presumir se a pessoa está ou não correta.

Quando o assunto é tomada de decisão imediata, a Diminuição Reativa de Valor pode sim ser uma grande desvantagem.