Corretora e distribuidora de títulos e valores mobiliários são duas instituições sempre citadas quando se fala de Bolsa de Valores. Você sabe a diferença entre elas?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existem diversos tipos de instituições financeiras, como bancos comerciais, bancos de investimentos, corretoras de valores, distribuidoras, financeiras, cooperativas de crédito, entre outras.

De modo geral, uma instituição financeira uma intermediadora entre o cliente e algum tipo de serviço do mercado financeiro.

A corretora e a distribuidora de títulos e valores mobiliários são instituições que fazem a intermediação entre o investidor e a Bolsa de Valores.

Mas, qual a diferença entre corretoras e distribuidoras?

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre as características das corretoras de valores e distribuidoras.

O que são Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários?

As Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVM) e as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) são instituições financeiras intermediadoras nos mercados financeiro, cambial e de capitais.

Tanto a corretora como a distribuidora fazem a ponte entre os investidores e os mercados regulamentados de valores mobiliários.

A maioria das atuações é por meio da bolsa de valores. Operações no mercado de balcão também são comuns.

A principal função consiste na execução de ordens de compra e de venda de valores mobiliários, como ações, câmbio, ouro, contratos futuros, opções e demais derivativos.

Além da atividade de intermediação, as corretoras e distribuidoras também oferecem serviços como:

Na remuneração pelos serviços, essas instituições podem cobrar comissões e taxas.

As Corretoras e as Distribuidoras respondem a órgãos reguladores do mercado.

Elas são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BC) e dependem da autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para funcionar.

Diferença entre Corretora e Distribuidora

Se ambas são intermediadoras entre o investidor e o mercado financeiro, então qual a diferença entre Corretora e Distribuidora?

A resposta é: nenhuma.

Isso mesmo. Para o investidor, corretoras e distribuidoras não possuem diferença.

As duas podem atuar no mesmo mercado e realizam as mesmas funções.

A diferença dos nomes se dá pela separação que existia anos atrás.

Até o início de 2009, as Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários não podiam atuar em bolsas de valores e, quando o faziam, operavam por meio de uma Corretora de Valores.

Contudo, com em 02 de março de 2009, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central autorizaram as distribuidoras a atuar no mercado de ações através da Decisão-Conjunta BACEN/CVM Nº 17.

Com isso, as distribuidoras passaram a participar de maneira mais ativa no mercado, acabando com a diferença na área de atuação entre corretoras e distribuidoras de valores.

Portanto, para o investidor, não importa se a instituição é definida como corretora ou distribuidora.

O mais importante é que a instituição seja confiável e tenha em seu portfólio os produtos que se encaixam no seu perfil de investidor.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Conclusão

As corretoras e distribuidoras são instituições financeiras que fazem o intermédio para a compra e venda títulos na Bolsa de Valores.

Além de possibilitarem o acesso do investidor ao mercado, essas instituições apresentam um alto grau de relevância no âmbito da educação financeira, redução de riscos e de custos.

Compare as instituições e veja a melhor corretora para investir seu dinheiro.

Caso não esteja satisfeito com o atendimento e taxas da sua atual corretora, você pode solicitar a portabilidade de investimentos e migrar para outra de sua escolha.

Para não ter dúvidas na hora de escolher a instituição financeira, saiba como descobrir se uma corretora é confiável.

Agora você já tem todas as informações a respeito das corretoras e distribuidoras pode aprofundar seus conhecimentos sobre os investimentos e começar a investir na Bolsa de Valores.