O que é o Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto é uma fórmula utilizada para diversas finalidades. A fórmula que tem em sua representação um gráfico mostra que: 80% dos resultados advêm de 20% dos esforços.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Diagrama de Pareto pode ser utilizado para várias coisas, dentre elas os investimentos, análise de vendas, pesquisas e demais áreas ou assuntos.

Vale destacar que o “criador” do Diagrama de Pareto foi Joseph Juran. O estudioso encontrou um padrão nos semelhante ao padrão já enunciado por Vilfredo Pareto.

Vilfredo Pareto em suas pesquisas descobriu que 80% das riquezas da humanidade se encontravam com 20% da população.

Posteriormente, ao analisar a ideia é aplicada em outras análises Joseph Juran observou que a fórmula e o seu gráfico poderiam ser aplicados em diferentes situações, assuntos e áreas.

Assim, na década de 90, Joseph Juran cunhou o Diagrama de Pareto.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diagrama de Pareto na Prática

Vamos supor que uma empresa de investimentos está avaliando a sua relação com os clientes. Dentre a breve pesquisa realizada, os investidores puderam eleger alguns dos problemas que eles enxergam com o atendimento e a corretora em si.

A pesquisa ficou assim

  • Elevados custos 150 reclamações;
  • Poucos produtos financeiros 100 reclamações
  • Dificuldade em conseguir atendimento 70 reclamações;
  • Acesso dificil 40 reclamações;
  • Total de reclamações 360.

Com todos esses dados mais o total, já dá para construir a tabela com as porcentagens e os principais dados do Diagrama de Pareto.

PesquisaQuantidade%% acumulada
Elevados custos15042%42%
Poucos produtos financeiros10028%70%
Dificuldade em conseguir atendimento7019%89%
Acesso difícil4011%100%

Agora colocando os resultados da pesquisa em uma análise, o resultado seria o seguinte: Os elevados custos mais os poucos produtos financeiros são os principais problemas da corretora.

Os dois problemas juntos possuem um peso de 70% no acumulado. Caso a corretora trabalhe para corrigir tais problemas, a probabilidade grande é de que os seus problemas tenham terminado, ou seja, bem inferiores.

Benefícios do Diagrama de Pareto

Colocar o Diagrama de Preto em prática é algo importante e pode ajudar bastante na tomada de decisão dentro de sua empresa ou com sua carteira de investimento.

Em uma carteira de investimento, você pode selecionar os ativos que fazem parte e avaliar as rentabilidades de cada.

Assim, dá para levantar quanto cada um dos investimentos ajudou na performance da carteira. Por exemplo:

PesquisaQuantidade%% acumulada
Fundo atrelado ao Ibovespa1.200,0067%67%
Fundos Imobiliários700,0039%106%
Tesouro Selic20011%117%
Ouro-300-17%100%

Observando os valores e a tabela ao final, dá para ver que tanto o fundo atrelado ao Ibovespa quanto os fundos imobiliários foram os investimentos que carregaram a carteira.

O ouro é um ativo que gerou menor performance, sendo que o Tesouro Selic ficou abaixo da média, mas ainda sim, conseguiu uma performance positiva.

Tanto o Fundo atrelado ao Ibovespa quanto os FII são os investimentos que mais merecem atenção.

Considerações sobre o Diagrama De Pareto

Mesmo que o Diagrama de Pareto nos mostra pontos importantes sobre alguns assuntos e temas, os resultados do diagrama não são verdades absolutas e só podem ser considerados sem uma avaliação de outros pontos.

Nos exemplos referente a carteira de investimentos, é natural que em alguns momentos, o mercado favoreça o investimentos em ativos negociados em bolsa.

Principalmente quando o juro está em baixa e o câmbio está mais controlado. Em eventos de crise, por exemplo, seria natural ver o ouro registrando um desempenho muito bom, inclusive superior ao Fundo atrelado ao Ibovespa, ou os FII.

Por isso, não é bom considerar unicamente os resultados que vem do Diagrama de Pareto.