O que são Despesas Híbridas?

As Despesas Híbridas são aquelas que estão ocorrendo em diferentes setores de uma empresa.

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Ou seja, despesas como a de energia, luz e telefone, são algumas que acabam ocorrendo em vários setores.

Tanto o departamento administrativo, quanto o comercial, produção, financeiro e outros consomem luz, água e telefone e inclusive internet.

Por serem despesas que envolvem toda a empresa, essas despesas acabam ganhando o nome de Despesas Híbridas.

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Despesas Híbridas na Prática

Uma empresa costuma ter três setores, eles são:

  • Departamento Administrativo;
  • Comercial;
  • Produção.

Cada um dos departamentos possui seus custos e despesas. Sendo que os valores referentes à conta de luz, água e telefone acabam sendo classificados como Despesas Híbridas.

Mesmo assim, o controlador da firma, observando os riscos de não controlar tais contas, resolve ratear os valores a fim de verificar o valor que cada um dos departamentos consome.

O Departamento administrativo e o comercial em teoria devem consumir menos do que a produção.

Mas caso haja valores maiores dentro de tais departamentos, a controladoria pode fazer uma auditoria e apurar algum gargalo em tais departamentos.

Exemplo: o uso indiscriminado de ar-condicionado. Vamos supor que um funcionário do departamento administrativo não está desligando o ar-condicionado quando deixa a empresa, fazendo o equipamento ficar ligado ao longo da madrugada.

Além do consumo elevado de energia, o procedimento pode gerar até riscos com relação a incêndio.

Através do rateio da conta de luz e de uma boa controladoria, mesmo que a despesa seja híbrida é possível identificar eventuais gargalos e salvar recursos da firma.

Rateio nas Despesas Híbridas

Uma forma interessante de reconhecer as Despesas Híbridas é através do rateio. O rateio é uma forma de separar os valores de uma mesma despesa por segmento dentro de uma empresa.

Se todas as áreas de uma firma ficam dentro de um mesmo prédio, isso significa que haverá somente uma fatura de luz.

Para a controladoria reconhecer os valores de cada um dos despertamentos será necessário separar de alguma forma os valores.

Uma forma de fazer isso é através da adição de mais relógios no prédio, separando cada um dos departamentos.

Mas, com a adição de mais relógios, a fatura de energia provavelmente será separada.

Outra forma é analisando os itens que existem em cada um dos departamentos e contabilizando a potência que teoricamente cada um dos departamentos possui.

O último método é bem complexo, mas é uma forma de tentar segregar cada um dos departamentos através de uma única fatura.

Relevância das Despesas Híbridas

Como as Despesas Híbridas podem estar somando valores de vários departamentos, a dimensão do valor final pode ser substancial,

Esse montante pode até gerar uma elevada diferença dentro do resultado da firma.

Por exemplo: o aluguel de uma empresa que possui todos os setores localizados em um mesmo prédio.

Uma empresa assim pode ter uma despesa mensal de aluguel elevada, uma vez que o espaço deve ser apropriado para todos os segmentos da companhia.

Observando isso, não seria estranho ver uma despesa com aluguel chegando a 10% do total das despesas da empresa, ou mais.

Caso todas as despesas da empresa alcancem um total de R$ 100 mil, isso significa que ao menos R$ 10 mil são referentes a aluguel.

Então uma economia aqui de 20% no aluguel pode representar uma redução de 2% no total das despesas da firma.

Inclusive a aquisição de um prédio, saindo do aluguel, pode influenciar na redução de até 10% do total das despesas.