O que são Despesas Financeiras?

As Despesas Financeiras são as despesas que não são vinculadas à operação da firma. Vale destacar que as despesas financeiras, diferentes de outras despesas, ficam isoladas no DRE (demonstrativo de resultado).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como estamos tratando de Despesas Financeiras, as mesmas não estão vinculadas a outros setores, como a área administrativa, comercial ou de produção, por exemplo.

No DRE, as Despesas Financeiras ficam ao final do relatório antes dos valores referentes aos impostos sobre os lucros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Despesas Financeiras na Prática

Quando uma empresa consegue lucros através dos investimentos, esses resultados vão parar no grupo de resultados financeiro. Grupo que tem as despesas financeiras também.

Outro exemplo: quando uma companhia faz a aquisição de uma linha de crédito, os pagamentos das parcelas contarão com o juro e demais encargos.

Essas despesas vão parar lá no grupo de Despesas Financeiras. Mesmo que a linha de crédito seja utilizada pelo departamento administrativo, os juros e encargos serão lançados nas Despesas Financeiras.

Os recursos e as compras em si, podem acabar se deslocando para a conta de despesas administrativas, mas os juros pagos, esses são financeiros.

Influência das Despesas Financeiras

Empresas que possuem muitas Despesas Financeiras podem depender muito do capital de terceiros.

Isso é algo que pode ser perigoso, ainda mais quando o juro é elevado e consome parte do resultado da empresa.

Com o aumento dos pagamentos de juro, a empresa terá menos caixa e menos resultado.

Sendo que a dependência pode se tornar crônica é exigir mais dinheiro para conseguir pagar as parcelas da linha de crédito.

No final, o empresário pode se ver em um círculo compulsivo de dinheiro, onde sempre haverá a necessidade de buscar mais recursos para financiar a própria dívida.

Observando isso, as Despesas Financeiras são péssimas para uma empresa. Mas, existe também uma situação boa.

Companhias que possuem Despesas Financeiras mais controladas e recorrentes, mostram que buscam capital de terceiros para investimentos.

Tais aportes provavelmente são bem aproveitados pela empresa e assim, a mesma consegue realizar bons investimentos e melhorar a performance.

Empresas que não possuem dívidas financeiras podem estar enfrentando problemas para criar novos produtos ou campanhas.

Essa frustração de criar novos produtos, serviços ou campanhas é algo ruim, uma vez que a empresa pode ficar para trás em seu segmento.

Empresas que não conseguem evoluir seus negócios, têm mais dificuldades em conquistar rendimentos maiores ou mais profundos no mercado e com o público.

Despesas Financeiras temporais e estruturais

Analisando os tipos de Despesas Financeiras, nós temos aquelas que são as estruturais e temporais.

As Despesas Financeiras Temporais são aquelas que permanecem no curto prazo, como o capital de giro e demais linhas de crédito que se encerram dentro de 12 meses.

Essas Despesas Financeiras de curto prazo geram impacto no resultado da empresa, porém, o resultado tem duração limitada.

Caso a companhia consiga construir um bom caixa ao longo desse período é bem provável que a firma não precise mais de capital de giro ou linhas de crédito similares.

Já as Despesas Financeiras estruturais são aquelas que visam o longo prazo. Ou seja, estamos tratando de empréstimos com pagamentos que passam dos 12 meses.

Geralmente essas linhas de créditos são financiamentos de veículos, máquinas e demais ativos, ou empréstimos longos.

Empresas que possuem tais Despesas Financeiras Estruturais, provavelmente vão contar com os impactos financeiros por um bom tempo, levando mais do que 12 meses para conseguir verificar uma redução.

Enquanto isso o resultado da empresa é reduzido e havendo novas linhas de crédito similares, as Despesas Financeiras vão ganhar mais corpo e reduzir ainda mais o resultado da empresa.