O que são Despesas Comerciais?

As Despesas Comerciais estão vinculadas a área comercial da companhia, ou seja, a área comercial geralmente é a responsável pelas vendas e compras de uma empresa.

Dentro deste departamento nos temos os colaboradores que são:

  • Responsáveis pelas vendas;
  • Contato com os clientes;
  • Assistência ao cliente;
  • Compras;
  • E demais áreas que acabam englobando a área comercial.

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Despesas Comerciais na Prática

Teoricamente, toda e qualquer empresa possui uma área comercial onde a companhia faz a interação junto aos clientes e fornecedores.

Esse departamento, como qualquer outro, possui suas despesas. Um exemplo é as despesas com salário dos colaboradores.

Então valores como:

  • Salário;
  • Plano de saúde;
  • Comissões;
  • Horas extras;
  • E demais despesas comerciais ou rateadas.

Podem influenciar nos valores das despesas comerciais. Com esses valores devidamente destacados em relatórios como o balancete ou o demonstrativo de resultado, o controlador da empresa pode determinar se haverá alterações ou não.

É importante manter uma escrituração contábil coerente e considerando todos os valores da área comercial com o intuito é avaliar se existem gastos demais, ou se há possibilidade de elevar os investimentos na área a fim de conseguir performance melhor.

Benefícios das Despesas Comerciais

Os gastos com despesas comerciais, por serem despesas não são bons para o resultado da empresa, porém, o investimento na área comercial pode gerar aumento dos lucros, caso a estratégia colocada em prática dê resultados.

Por exemplo: o gasto com comissões de vendas geralmente está ligado às despesas comerciais. Sendo que a comissão em si, é uma porcentagem sobre o valor das vendas do representante.

Isso significa que, caso haja aumento nas comissões, provavelmente haverá aumento no faturamento da empresa.

Assim, elevados valores em comissões de certa forma está ligado ao aumento do faturamento da empresa, algo muito bom.

Mas outras despesas da área comercial talvez não sejam das mais interessantes. Vamos supor que a conta de energia da sala comercial esteja aumentando.

Porém, são os representantes que conseguem gerar o maior número de vendas da empresa. Sendo que esses representantes trabalham fora do escritório.

Observando isso, essa despesa com luz pode estar somente aumentando as despesas sem que haja uma contrapartida interessante no faturamento da empresa, portanto, tais despesas podem ser mais bem avaliadas e até cortadas.

Importância das despesas comerciais

Contar com o rateio das despesas dentro da empresa é algo importante para verificar se existem gargalos em suas despesas e custos.

Caso todas as despesas não sejam rateadas, dificilmente dá para reconhecer onde estão os problemas da empresa com certa precisão.

Por exemplo: os gastos com água podem estar mais vinculados à área de produção, mas outros departamentos podem ter acesso a água e podem estar influenciando no aumento da despesa.

Uma empresa que se utiliza do rateio, provavelmente identifica qualquer discrepância em seus resultados.

Com os resultados em mãos, o controlador da empresa pode iniciar um processo de auditoria para avaliar o porquê do aumento da água em um setor diferente da produção, como o comercial.

Isso só é possível, caso a empresa já esteja trabalhando com o rateio.

Observando os gastos e valores que cercam o departamento comercial, é importante avaliar cada um dos pontos, inclusive as despesas que são consideradas híbridas e podem ser rateadas entre os departamentos.

Os valores que estão vinculados às compras junto aos fornecedores também são relevantes dentro da análise.

Se o departamento de compras possui um bom investimento, as compras relacionadas à matéria-prima e itens essenciais para a produção, provavelmente serão melhores negociadas.

Isso pode gerar custos menores na produção, fato que pode ajudar até no preço dos produtos para venda, aumentando a competitividade da empresa.