O que é Desindustrialização?

A Desindustrialização é um processo onde a economia do país passa por uma transformação, havendo a redução das indústrias.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com o processo de Desindustrialização o país ou região perdem parques industriais e a possibilidade de manufaturar produtos e ganhar com o produto final.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Desindustrialização na Prática

Todos os países de alguma forma conseguem trabalhar a construção e desenvolvimento de produtos dos mais diferentes tipos.

Com a Desindustrialização o país perde a possibilidade de desenvolver tais produtos.

Isso geralmente acontece devido à concorrência ou a mudança do parque industrial para outro país ou região, por exemplo.

Vale destacar que as indústrias conseguem desenvolver produtos que muitas vezes geram ganhos maiores quando comparados aos lucros com matéria prima.

Observando isso, manter um parque industrial é interessante. Portanto, dependendo de como está acontecendo a Desindustrialização do país em questão, a redução das indústrias provavelmente não vai ajudar no desenvolvimento do país ou na balança comercial.

Influência da Desindustrialização

Um país que sofre com a Desindustrialização terá sérios problemas com questões envolvendo a balança comercial.

Ou seja, ao invés de conseguir arrecadar mais, tendo uma boa troca com os demais países, esse país que passa por uma Desindustrialização vai acabar pagando mais do que recebe.

Por exemplo: vamos supor que o país possui a extração de diversos minérios que são matéria prima para componentes de informática, combustíveis, itens de construção civil, peças de moda e diversos outros produtos de outros segmentos econômicos.

Se o país não possui indústrias que conseguem manufaturar tais produtos, quando necessário, o país terá que arcar com custos elevados para conseguir comprar os produtos prontos enquanto a matéria prima extraída é vendida por uma fração do valor.

Isso gera desequilíbrio nas contas e na questão da troca com o exterior. Em outras palavras, o país estará vendendo ferro para outros países enquanto os mesmos venderam peças de compactador em proporções similares, mas que custam 20 vezes mais do que o ferro.

Desindustrialização Precoce

Observando diferentes economias do mundo, a Desindustrialização é um processo que podemos considerar natural.

Países que alcançam o auge industrial, com a ampliação máxima dos seus parques industriais têm a tendência de ver a queda é um processo de industrialização.

Isso é natural porque a globalização dá a possibilidade de tais países exportarem suas indústrias para outros países que possuem preços mais competitivos.

Um exemplo é o que aconteceu entre os Estados Unidos e a China, ou com os demais países desenvolvidos e a China.

Os Estados Unidos foram um dos países com os maiores parques industriais do mundo. Porém, com a evolução da economia norte-americana, tais empresas viram-se obrigadas a exportarem suas indústrias para países com custos menores.

Um país assim era a China. Inclusive a China ainda é um lugar assim, com custos menores. Tanto a mão de obra quanto os custos para construção e manutenção dos parques industriais naquele país são baratos.

Sendo assim, diversas empresas mandaram para a China suas indústrias e o país asiático viu e ainda vê uma grande evolução dos parques industriais.

Já outros países que até iniciaram um processo de industrialização viram tal processo ser frustrado.

Como os custos referentes aos produtos do exterior, muitas vezes são menores e demasiadamente competitivos, as indústrias de outros países cedem e fecham. Fato que colabora para uma Desindustrialização precoce.

Assim, ao invés de enxergar uma expansão industrial, onde o país alcança o seu auge e consegue posteriormente exportar suas indústrias para outros países com condições de oferecer custos menores, o país acaba “matando” suas indústrias devido aos preços competitivos que vem do exterior.

Um exemplo de país que passa por um processo similar é o Brasil. Um dos parques industriais que mais passou por esse tipo de situação é o têxtil.

Os preços competitivos que a China oferece, acabaram destruindo os seus concorrentes em outros países e regiões, inclusive no Brasil.