O que é Desigualdade Social?

Desigualdade Social é um termo utilizado para distinguir a diferença entre pessoas com diferentes condições de vida.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essas diferenças podem estar vinculadas a padrões financeiros, identidade de gênero, racial, de origem, ou de demais características.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Desigualdade Social na Prática

O assunto referente à Desigualdade Social é bastante complexo e envolve assuntos como a diferença de renda, sexo, etnia e outros termos e padrões que podem acabar servindo como forma de distinguir pessoas de diferentes classes sociais ou grupos.

Essa distinção, ou separação, acaba influenciando na Desigualdade Social e aumenta a mesma.

A forma mais utilizada para definir a existência de Desigualdade Social é a financeira. Teoricamente, pessoas que possuem rendas diferentes, conseguem proporcionar condições de vida diferentes a seus familiares.

Sendo que o fato de ter ou não dinheiro, já é outra característica que pode definir quanto aquela pessoa, ou grupo de pessoas é mais aceito na sociedade ou não.

Outros fatores, como o acesso a educação de qualidade, possibilidade de realizar todas as refeições diárias, e acesso a um sistema de saúde mais eficiente e menos precário, acabam colaborando para aumentar as diferenças entre os grupos sociais e destacar ainda mais a Desigualdade Social.

Excluindo a questão financeira, questões como o sexo, ou a etnia também podem influenciar na forma que aspessoas são tratadas em uma sociedade.

Por exemplo: é comum ver mulheres e homens que desempenham as mesmas funções dentro do mercado de trabalho ganhando valores diferentes e havendo um pagamento maior aos homens.

Influência da Desigualdade Social

Como a Desigualdade Social é algo que de fato existem, aquelas pessoas que são afetadas de forma negativa têm mais dificuldades de alcançar o sucesso do que as pessoas que possuemvantagens.

Voltando ao tema financeiro, aquelas pessoas que desfrutam de condições financeiras melhores têm a oportunidade de utilizar os recursos para oferecer aos seus familiares os melhores serviços e produtos dentro da sociedade.

Fato que colabora com questões que vão de educação, saúde, segurança e alimentação. Tudo isso gera mais estabilidade às pessoas que estão iniciando a vida e consequentemente boas perspectivas com relação ao futuro.

Já aqueles que vivem à margem da sociedade e não desfrutam de recursos para conseguir oferecer tudo do bom e melhor terão menos oportunidades futuras mais limitadas.

Desse modo existe um efeito onde as pessoas que vêm de famílias com mais recursos, geralmente se perpetuam em tal condição enquanto aqueles que são de origem mais humilde acabam enfrentando sérias dificuldades de conseguir ascender na sociedade.

Desigualdade Social e a Meritocracia

A Meritocracia é um termo utilizado para definir aqueles que conseguem o “sucesso” dentro da sociedade através do seu esforço.

Ou seja, aqueles que conseguem se aplicar em suas atividades e elaborar um trabalho com excelência, consegue acesso a mais dinheiro e notoriedade dentro de suas atividades.

De fato existem pessoas que conseguiram sucesso através do trabalho, mesmo sendo de origem mais humilde ou de diferente etnia e sexo, mas a meritocracia nem sempre é bem utilizadas, sendo que às vezes a Desigualdade Social está enraizada em nossos costumes.

O simples fato de uma criança de origem rica ter acesso à educação, saúde e alimentação de qualidade, já dá muita vantagem em comparação à criança de origem mais humilde que depende dos serviços prestados pelo governo, como a saúde pública.

E por depender da assistência vinda do governo, que muitas vezes é ineficiente, as crianças mais humildes terão sérias dificuldades de conseguir competir com aquelas de origem mais rica. 

Em outras palavras, a meritocracia de fato pode funcionar, mas a sociedade precisa existir sem Desigualdade Social, ou com uma distância menor entre as classes sociais.