O que é Desemprego Sazonal?

Desemprego Sazonal é nome dado ao desemprego que ocorre sob influência de algum motivo externo que vai além do negócio da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, existem empresas que vendem produtos ou serviços que só possuem saída em um momento do ano.

Após essa época do ano, aqueles funcionários que foram contratados para conseguir ajudar no faturamento acabam sendo desligados e isso gera o Desemprego Sazonal.

O Desemprego Sazonal é algo que ocorre com certa normalidade em algumas atividades, como o comércio, turismo e a agricultura.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Desemprego Sazonal na Prática

No comércio o Desemprego Sazonal é algo que acontece após as festas de final do ano. Geralmente o Natal e o Ano Novo são dois eventos que geram muitas vendas para o comércio.

Com o intuito de conseguir o maior número de vendas possível, os comerciantes fazem contratações em Dezembro, ou até um pouco antes, para conseguir atender o máximo de clientes.

Essas contratações geralmente se encerram já em Janeiro ou até mesmo em Dezembro.

Se no fim de Novembro e início de Dezembro nós temos um número elevado de contratações e de vagas de trabalho, no final de Dezembro e no início de Janeiro, o desemprego cresce e as vagas diminuem.

Na agricultura os momentos de plantio e de colheita são aqueles que mais exigem a contratação de funcionários.

Para preparar o terreno e semear a nova safra é preciso mão de obra, da mesma forma que a colheita também exige.

Por isso, na área da agricultura o Desemprego Sazonal também é uma realidade. Na área do turismo, o Desemprego Sazonal pode ganhar destaque em momentos após férias ou feriados prolongados, como é o caso do carnaval.

As férias de final do ano em muitas regiões despertam a procura dos turistas. Com a entrada de turistas em várias cidades, essas regiões precisam oferecer desde hotéis até restaurantes para os seus visitantes.

Porém, após esses momentos, o Desemprego Sazonal naturalmente cresce.

Como evitar o Desemprego Sazonal?

O Desemprego Sazonal pode ser evitado através da criação de novos serviços, produtos e atividades.

As empresas contratam mais funcionários para conseguir gerar o máximo de resultado em um determinado momento.

Depois disso, devido à queda da demanda, esses funcionários foram demitidos. Mas, se a empresa conseguir criar novas atividades e através de um planejamento estratégico se beneficiar da sazonalidade, o Desemprego Sazonal provavelmente vai ceder.

Desvantagens do Desemprego Sazonal

Com o encerramento de empregos após um período, as empresas que demitiram vão arcar com custos elevados relacionados às demissões.

Esses custos podem trazer grandes impactos sobre os resultados da companhia. Como a contratação sazonal se dá antes do ápice do fluxo operacional, se o fluxo esperado não se concretizar, a empresa que fez as contratações pode arcar com prejuízos ao invés de lucros.

O Desemprego Sazonal, ou o emprego são ruins, porque ocorrem somente em um determinado momento do ano.

Essa exclusividade é ruim para todos os lados, uma vez que a renda construída pelo funcionário ali, vai terminar, e o mesmo não terá mais recursos para financiar outras coisas, como a própria alimentação.

Já para o empregador, encerrar uma vaga de trabalho significa custos e a possível perda de um bom funcionário.

Sem falar em todo o aprendizado que foi investido no funcionário e agora não será mais utilizado.  Quando feito com planejamento e o Desemprego Sazonal as vezes não precisa acontecer.