O que é Desemprego Estrutural?

O Desemprego Estrutural é aquele que está ligado a questões do ramo de atuação do setor econômico.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, uma montadora de automóveis que vem ampliando a adesão à tecnologia e substituindo os seus funcionários. Esses funcionários serão afetados pelo Desemprego Estrutural.

Devido às novas tecnologias na área de automóveis, as fábricas vêm reduzindo a necessidade de funcionários e ampliando a adesão por máquinas que possam exercer a mesma atividade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Desemprego Estrutural na Prática

A indústria que há tempos exigia uma grande quantidade de funcionários vem cada vez menos, precisando de pessoas.

Como as máquinas e a automação surgiram para facilitar a produção e reduzir os custos, a mão de obra humana vem sendo cada vez menos necessária.

Outros ramos que vêm sendo afetados agora são aqueles como o comércio e os restaurantes. As compras online se tornaram algo muito comum.

Comprar online não exige a construção de uma estrutura como uma loja ou um magazine. Esse tipo de coisa começou a ser descontinuada e deu lugar para as lojas virtuais.

Através da internet o consumidor tem acesso a todos os produtos que são comercializados em loja, sendo que os custos, muitas vezes, são menores.

Inclusive, o custo é menor para a loja também. Isso gera ganhos para ambas as partes. Já os restaurantes vêm ganhando mais performance com os “totens” inteligentes.

Ou seja, ao invés de contratar diversos atendentes, o restaurante pode colocar totens que receberão os pedidos.

Desse modo, a interação entre o restaurante e os consumidores se torna mais direta e vai gerar menos custos para o restaurante.

Como evitar o Desemprego Estrutural?

A revolução da tecnologia dificilmente pode ser evitada, mas com planejamento dá para evitar os efeitos do Desemprego Estrutural.

O grande efeito do Desemprego Estrutural está relacionado ao próprio desemprego. O profissional que possui aptidão para determinado serviço, acaba se vendo desempregado, porque perdeu espaço para uma máquina ou alguma forma de automação.

Uma forma de evitar a proliferação desse tipo de desemprego está na capacitação dos profissionais para mais do que uma atividade.

Hoje existe muita procura por profissionais capacitados em diferentes áreas, como a própria tecnologia.

Desenvolver equipamento ou softwares é algo essencial e potencialmente lucrativo. Por isso, há uma necessidade crescente de nossa sociedade por profissionais dessas áreas.

Uma área que vem ganhando bastante notoriedade também é vinculada a produção de conteúdo digital. Nessa área, a pessoa pode acabar se tornando o próprio chefe.

Influências do Desemprego Estrutural

Uma das principais influências do Desemprego Estrutural está relacionada ao desemprego em larga escala e dificuldades em conseguir recolocação no mercado de trabalho.

Havendo mais procura por tecnologias e colocando em prática a substituição da mão de obra, o setor ou o segmento econômico vão demitir mais.

Todas essas demissões vão gerar uma massa elevada de desempregados que estavam preparados para um determinado serviço e agora precisam ser realocados no mercado.

Realizar essa realocação dos desempregados não é uma tarefa fácil, uma vez que exige especialização e motivação nova a nova atividade.

Como todos os efeitos do Desemprego Estrutural são danosos à economia e às pessoas, o tempo de absorção do mercado de trabalho, na relocação de tais profissionais é lento.

Sem falar que não há garantia com relação à renda. Muitas vezes a renda adquirida pelo trabalhador em tal segmento que sofre com o Desemprego Estrutural era maior do que o atual trabalho.

É possível considerar impactos na renda do trabalhador como uma das influências negativas do Desemprego Estrutural.