O que é Desaceleração Econômica?

A Desaceleração Economia é o status de uma economia que está em queda. Ou seja, a economia pode até estar crescendo, mas nos últimos anos vem perdendo força.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa economia em questão pode até estar chegando uma Depressão Econômica ou em uma Recessão.

Em uma Desaceleração Econômica nós temos o início do crescimento de taxas como o desemprego ou a queda do PIB (Produto Interno Bruto).

O país reconhece que a estratégia econômica não está surtindo efeito e mudanças devem ser efetuadas a fim de reduzir e reverter a Desaceleração Economia.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Desaceleração Econômica na Prática

Ao identificar os ciclos de uma economia, que são:

  • Expansão;
  • Crise Econômica;
  • Recuperação.

A Desaceleração Econômica fica entre a expansão e a Crise Econômica. Ou seja, dá para identificar uma eventual crise com antecedência.

Vale destacar que os períodos de cada um dos itens dos ciclos são diferentes. Às vezes as Crises Econômicas podem ocupar mais tempo, ou de repente a Expansão.

Uma Desaceleração Econômica que aconteceu de forma rápida gerando uma crise foi agora no auge da pandemia da COVID-19.

Com a disseminação do vírus pelo mundo e o aumento de casos de morte, as principais economias do mundo começaram a parar algumas funções que não são consideradas fundamentais.

Esse simples ato de suspender tais atividades por uma, duas ou até um mês, acabaram provocando o medo entre todos os investidores e demais “players” do mundo.

Ou seja, em um espaço de tempo equivalente há um mês, ou até menos, nós observamos a Desaceleração Econômica.

Sendo que a Crise Econômica permaneceu em muitos lugares por no mínimo três meses. Ainda hoje, com a alta dos casos em algumas regiões do mundo, a crise persiste com intervalos de recuperação e expansão.

O que influencia a Desaceleração Econômica?

A queda do consumo de determinado item, ou o receio do mercado pode provocar um arrefecimento dos mercados. Inclusive o uso indiscriminado de alguma prática financista pode influenciar em crises.

Na crise hipotecária nos Estados Unidos, ocorrida em 2008, um dos principais motivos para a explosão da crise foi a inadimplência dos pagadores de hipotecas.

Como o mercado financeiro estava trabalhando para financiar e refinanciar imóveis de qualquer forma, sem haver um controle mais rigoroso sobre os devedores, as dívidas, muitas vezes, não eram de qualidade.

Porém, elas eram vendidas como de qualidade boa, ou até muito boa. Isso gerou euforia em todo o setor.

Pessoas tinham dinheiro para consumir, os bancos conseguiam vender tais hipotecas e financiamentos para investidores através de produtos financeiros, e todos ganhavam comissão sobre as operações de estruturação e venda.

Tudo dependendo do pagamento dos financiamentos. Quando os devedores começaram a ficar em inadimplência, os títulos se tornaram podres.

Seguradores e resseguradores que garantiam os títulos começaram a ter problemas e o sistema financeiro como um todo também. A quebradeira era eminente.

Todo esse cenário foi conhecido em pouco tempo, levando alguns meses para a crise se instaurar. Além dos títulos que se tornaram “podres”, o consumo de bens caiu bruscamente em pouco tempo.

Como evitar a Desaceleração da Economia?

Como faz parte de um ciclo, a Desaceleração Econômica não dá para ser evitada, mas as influências dela podem ser reduzidas.

Por exemplo: as crises aqui comentadas tinham poder para destruir econômicas e jogar o mundo inteiro em uma Grande Depressão.

Porém, com atitudes combinadas pelos governos de diferentes países, os impactos de tais crises foram reduzidos e as recuperações ocorreram de forma rápida.

Vale destacar que as Desacelerações Econômicas que ocorreram foram rápidas e não serviram como sinal de alerta, por exemplo.

Principalmente no caso da Covid-19. Do primeiro caso divulgado na China ainda em 2019 até o início das quarentenas pelo mundo, a desaceleração ocorreu dentro do período próximo a um mês.