
Não é apenas a China que está tentando internacionalizar sua moeda nacional. Agora, a Índia também está promovendo uma narrativa de desdolarização, como o Reserve Bank of India (RBI), indicou em um relatório divulgado na quarta-feira.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
O dólar americano tem sido a moeda de reserva mundial desde a Segunda Guerra Mundial, desempenhando um papel crucial no comércio e no sistema financeiro de todo o mundo.
Porém, as sanções abrangentes contra a Rússia, que expulsaram o país do sistema financeiro global dominado pelo dólar americano, assustaram os outros países que agora estão alinhando moedas alternativas para o comércio.
"A internacionalização de uma moeda também está intimamente ligada ao progresso econômico do país, especialmente sua proeminência no comércio global", disse um grupo de trabalho do RBI no relatório.
Embora o RBI tenha dito que as recomendações do grupo de trabalho não refletem sua posição oficial, elas vêm um ano depois que o governo do primeiro-ministro Narendra Modi começou a divulgar o maior uso da rupia globalmente.
Em seu relatório de quarta-feira, o grupo de trabalho do RBI incentivou a abertura de contas denominadas em rúpias para não residentes na Índia e no exterior.
Também recomendou a integração dos sistemas de pagamento indianos com os de outros países para transações internacionais.
Embora o ambiente macro geopolítico esteja estimulando os países a buscar moedas alternativas para negociar, há muito tempo existe uma preocupação com o domínio descomunal do dólar no comércio e nas finanças globais.
Em seu relatório, o RBI destacou que os EUA precisam manter suas obrigações e responsabilidades como emissor da moeda de reserva, mas, quando forçado a escolher entre seus próprios interesses e os do resto do mundo, o governo americano fez no passado " não hesitou em proteger seus próprios interesses."
Isso é um problema porque contribui para um desequilíbrio no sistema monetário internacional, que já está inclinado para os EUA precisamente porque é o emissor da moeda de reserva dominante no mundo, de acordo com o relatório.
“Portanto, parece evidente que, embora o domínio de 50 anos do dólar americano permaneça incontestado por enquanto, ele começou a se desgastar lentamente e a ordem econômica terá que evoluir para olhar além do dólar americano no futuro”, disse. acrescentou o grupo de trabalho do RBI.
Embora haja uma tendência global de desdolarização, o dólar ainda é de longe a moeda de reserva mais dominante do mundo, respondendo por quase 90% das transações globais em moeda estrangeira, de acordo com uma pesquisa de 2022 do Bank of International Settlements, cujo membros são bancos centrais.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
A Índia, por exemplo, fez pouco progresso em seu esforço para usar mais rúpias para o comércio. Apenas 0,01% do comércio de mercadorias da Índia foi liquidado em rúpias no ano passado, informou a Bloomberg na sexta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
A China também enfrenta obstáculos para tornar o Yuan a moeda de reserva mundial.
Até a Rússia está tendo problemas para lidar com a rupia com a Índia, que hoje é um dos maiores compradores de energia russa. Esse comércio de moeda alternativa deixou Moscou com até US$ 1 bilhão em rúpias por mês em bancos indianos, que têm problemas para repatriar, de acordo com cálculos da Bloomberg em junho.
Fonte: Business Insider
Quer Saber Onde Investir?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Sobe +0,64% após IPCA-15; MRFG3 +6,77%
- Notícias
Desembolsos de Crédito Rural do Banco do Brasil (BBAS3) Atingem Marca de R$ 100 Bilhões na Safra Atual
- Notícias
Bolsa Brasileira Volta a Atrair Atenção do Capital Estrangeiros e Saldo em Novembro Promete ser o Maior Desde 2020
- Notícias
Assaí (ASAI3) Reduz Investimentos e Desacelera Expansão Diante Custo Pesado da Dívida