O que é dentro do dinheiro?

Dentro do dinheiro (In the money; ITM) é uma expressão muito utilizada por quem opera no mercado de opções.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa expressão também é conhecida como dentro do preço, e se refere a contratos de opções que estão sendo negociados com valor intrínseco. 

Em outras palavras, se diz que uma opção está dentro do dinheiro quando o seu preço de exercício está próximo do preço do ativo no mercado, havendo alta probabilidade de ser executada.

Já as opções que estão distantes da probabilidade de execução, se diz que estão fora do dinheiro.

Resumindo, as opções dentro do dinheiro são aqueles com maior probabilidade de exercício no vencimento, enquanto que as que estão fora do dinheiro são as que devem “virar pó”.

Vejamos melhor como isso funciona.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam as opções dentro do dinheiro?

Um dos primeiros passos na hora de investir no mercado de opções é o de identificar as opções que estão em negociação com referência à diferença entre seu preço de exercício e o preço do ativo objeto no mercado.

Ou seja, deve-se identificar as opções que estão dentro do dinheiro e aquelas que estão fora do dinheiro.

Vejamos como identificar as opções de compra e venda que estejam dentro do dinheiro.

Opção de compra dentro do dinheiro

Uma opção de compra dentro do dinheiro significa que o detentor da opção tem a oportunidade de comprar o título abaixo de seu preço de mercado atual.

Em outras palavras, é uma opção de compra cujo ativo objeto está sendo negociado no mercado à vista a um preço superior ao preço de exercício da opção.

Neste caso, se fosse o momento do vencimento, seu detentor certamente a exerceria.

Ao contrário, uma opção de compra fica fora do dinheiro quando o preço de exercício está abaixo do preço de mercado do ativo objeto.

Opção de venda dentro do dinheiro

Uma opção de venda dentro do dinheiro significa que o detentor da opção pode vender o título acima de seu preço de mercado atual.

Ou seja, se diz que uma opção de venda está dentro do dinheiro quando o preço do ativo no mercado à vista estiver abaixo do preço de exercício da opção.

Por outro lado, uma opção de venda está fora do dinheiro quando o preço do ativo objeto estiver acima do preço de exercício do contrato.

Assim, não valerá a pena exercer o contrato de opção, de modo que, mantendo essa situação até o fim do prazo do contrato, o valor pago na opção virará pó.

Vantagens e desvantagens sobre opções dentro do dinheiro

Como tudo no mercado financeiro e de capitais, sempre se tem vantagens e desvantagens em qualquer tipo de ativo.

O mesmo não é diferente para as opções dentro do dinheiro.

A principal vantagem de comprar uma opção dentro do dinheiro está relacionada à sua probabilidade de execução. 

Comprar opções dentro do dinheiro é uma boa forma de fazer hedge (proteção) da carteira.

Entretanto, a desvantagem é que opções dentro do dinheiro são mais caras do que opções fora do dinheiro.

Caso o mercado vire para outro caminho, e a opção se torne fora do dinheiro, o investidor poderá perder todo o dinheiro investido.

Já as opções fora do dinheiro têm a vantagem de serem baratas, de modo que, muitas vezes, os investidores investem pouco já planejando possíveis perdas.

Neste caso, quando comparado com as opções dentro do dinheiro, as perdas com a compra de opções fora do dinheiro serão menores, enquanto os ganhos muito maiores em caso de execução.

Sendo assim, o investidor deve avaliar bem o tipo de risco que pretende correr e seus custos envolvidos na hora de decidir em investir no mercado de opções.