Hoje vou abrir um pouco das conversas que ocorrem entre analistas do mercado financeiro, em especial as que tenho falado com André Fogaça, Eduardo Voglino e Marcelo Fayh.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De alguma forma, entre nós quatro, concordamos com a leitura (talvez controversa) a seguir…

Temos percebido um aumento no número de influenciadores digitais falando de investimentos

Até há algum tempo, achávamos legal (e, sim, acreditamos que há espaço para todos). Mas dada a queda na qualidade dos conteúdos transmitidos por essas pessoas e até falsas promessas de lucros não condizentes com a realidade, isso acabou nos fazendo ligar um alerta.

Além de muitos discursos que estimulam o investidor leigo a correr riscos muito acima do que é capaz de suportar, temos visto cada vez mais a venda de um estilo de vida totalmente irreal para um cidadão normal, com carrões conversíveis, relógios caros e garrafas de champanhe. 

Investir não tem nada a ver com isso. Se é isso que você quer, sinto em dizer que não vai ser investindo na bolsa de valores que você vai conseguir. Pelo menos não de maneira rápida.

O GuiaInvest, por exemplo, também tem um marketing agressivo. 

A plataforma chama a atenção com afirmações de impacto, mas, uma vez atravessada essa barreira, é “pé no chão”

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Afinal, isso é pior do que um grande banco oferecendo títulos de capitalização e previdência ruim em uma propaganda televisiva em horário nobre? 

Quem tirou dinheiro dos bancos para investir de acordo com o que sempre pregamos certamente não está arrependido.

Desde 2008, passamos por crise do subprime, passamos por anos de bear market até a crise de 2015, passamos por diversos circuit breakers em nossa história, por 3 eleições presidenciais, um impeachment e uma pandemia sem precedentes

Nós, como especialistas, não estaríamos aqui se não fosse pela credibilidade que construímos, se não fosse pelas mais de 80 mil vidas diretamente impactadas com os nossos produtos. 

Independentemente da forma como abordamos as pessoas na internet, o conteúdo produzido por nós, especialistas certificados, transforma vidas para melhor.

Nós colocamos o conforto financeiro do investidor em primeiro lugar. Se tivemos algum sucesso como negócio de prestação de serviço de análise de investimentos, foi porque cada vez mais pessoas foram transformadas. 

E se manter aqui, por tanto tempo, não é nada fácil, por razões óbvias. 

Vivemos um constante caos político no Brasil. Vivemos problemas econômicos há quase uma década. Somos um país onde as pessoas ainda preferem soluções fáceis e irreais do que a verdade. 

Estamos vendo a taxa de juros subir de novo, estamos vendo o fantasma da inflação voltar ao radar e uma reforma tributária que pretende taxar dividendos recebidos pelos investidores. 

Mesmo com tudo isso, há uma certa euforia no mercado financeiro.

Achamos que essa leva de novos influenciadores financeiros tem alguma parcela de culpa. 

Vemos muita gente começando a investir tomada por excesso de confiança, como se fosse fácil ter lucros na bolsa de valores

Vejo também um frenesi muito grande sobre investimentos exóticos ou alternativos, bem como a bolsa de valores vem passando por diversos IPOs

E, aqui entre adultos, mesmo quem tem muita experiência comete erros. 

Mesmo fazendo tudo certo, não existe nenhuma garantia que você terá bons resultados. O mercado de ações é como a vida real. 

Nada é garantido, mas há como colocarmos as probabilidades a nosso favor. E hoje o que mais vejo são pessoas jogando contra as probabilidades de não perder dinheiro.

Que fique bem claro, estamos otimistas com as perspectivas para a bolsa de valores nos próximos anos. 

Não seria surpreendente ver uma sequência de 2, 3 ou porque não 4 anos de bolsa em alta agora nessa sequência pós-pandemia. A questão nem é essa. 

A questão é que mesmo que a bolsa suba muito nos próximos 4 anos, mas não é todo mundo que vai se dar bem. 

Onde há vencedores, há perdedores.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Você pode escolher de que lado você quer ficar. 

Do lado daqueles que se sentem ultra-confiantes, invencíveis e onipotentes, que hoje garganteiam as rentabilidades das ações mais valorizadas do ano e que no primeiro revés cairão fora do jogo.

Ou do lado daqueles que não olham para o lado, que focam em poupar, investir em bons ativos e acumular patrimônio, que não olham para a rentabilidade de curto prazo da carteira, mas sim para o acúmulo de ativos de qualidade e que lá na frente vão desfrutar de toda liberdade financeira.

Bom, se você acompanha a opinião dos especialistas do The Capital Advisor, você sabe que sempre que sempre nos opusemos a modismos e falsas “novas tendências”

O mundo e o mercado financeiro mudam, nós nos adaptamos a eles, mas a maneira de investir e a forma certa de se pensar sobre investimentos na bolsa de valores não mudam. 

Nós, investidores sérios, que já sobrevivemos às mais severas crises, que já nos colocamos à prova e sobrevivemos em momentos críticos, precisamos nos manter focados em seguir fazendo o simples.

Em seguir fazendo o que sempre deu certo

Precisamos voltar às raízes. Precisamos saber esperar pelo melhor e se preparar para o pior. 

Basta olhar para os verdadeiros grandes investidores de sucesso na bolsa. Eles não são jovens ostentadores, mas sim senhores de cabelos brancos. 

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Eles foram capazes de se beneficiar da melhor estratégia do investidor: o longo tempo

O tempo é a única variável que impacta exponencialmente o resultado dos seus investimentos, então quanto mais tempo você se mantém investindo, maior será a chance de ganhar dinheiro

Isso nunca vai mudar. Outra coisa que nunca vai mudar é a dinâmica do preço das ações no longo prazo

Se no curto prazo o preço das ações oscila ao sabor do humor do mercado, no longo prazo o preço das ações orbita em torno dos lucros das empresas

Essa lógica vale para qualquer período em qualquer lugar do mundo. Por isso devemos nos desapegar dos modismos e das falsas tendências, tendo um olhar mais crítico acerca daquilo que aparece como novidade. 

Escolha investir em empresas boas da maneira mais simples possível.

É lógico que você vai errar em algumas empresas, mas o caráter exponencial do mercado lhe dá a vantagem de poder ganhar muito, mas muito dinheiro, mesmo que você erre mais do que acerte.

Se você persistir e continuar no jogo, já é o bastante.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

O bilionário Warren Buffett investe há 80 anos e 99% da fortuna dele foi feita entre o 31º e o 80º ano. Esse é o poder do tempo.

E mais do que isso, você, investidor, tem que fazer sua parte: poupar, investir bem, reinvestir os lucros que receber, manter a disciplina no processo e não se deixar levar por ruídos ou pelos assuntos que a manada está falando. 

Lembre-se que precisamos voltar às raízes. O que falamos para você hoje já era válido antes mesmo de nascermos e também vai valer quando não estivermos mais aqui. 

E se tudo isso que foi falado aqui fez algum sentido para você, peço para que você compartilhe esse conteúdo com o máximo de pessoas possíveis. 

Se você está engajado nessa causa conosco, peça para os seus amigos, familiares, colegas de trabalho para lerem esse conteúdo com calma. 

Se espalharmos essa mensagem positiva poderemos literalmente salvar vidas

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.