O que é o deflator implícito do PIB?

Deflator implícito do PIB é um indicador que serve para anular os efeitos inflacionários na análise da variação do PIB (Produto Interno Bruto) de um país em um determinado período de tempo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seu objetivo é distinguir o tipo de mudanças que estão ocorrendo no valor monetário da produção, separando entre uma mudança nos preços e uma mudança a partir da variação na produção física. 

O deflator implícito do PIB também pode ser chamado de índice PIB ou apenas deflator implícito.

Resumindo, é a partir da aplicação do deflator que conseguimos saber a diferença entre a variação do PIB real e do PIB nominal. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve o deflator implícito do PIB?

Na prática, o deflator implícito do PIB é um indicador econômico utilizado para corrigir valores presentes para valores passados, o que permite expurgar o efeito da inflação e ter em conta apenas os valores reais. 

O deflator implícito é usado para resolver o problema que surge quando o PIB de um país é superestimado. 

Em estatística, um deflator é um valor que permite que os dados sejam medidos ao longo do tempo, em termos de algum período base.

Ao analisar o crescimento de uma economia ao longo do tempo, o resultado pode ser distorcido pelo aumento dos preços, ou seja, a inflação.

Por isso, é necessário levar em consideração o crescimento real, em detrimento do valor nominal. 

Nesse contexto, é essencial descartar o efeito que as mudanças de preço têm sobre a economia. Esta medição é possível graças ao uso do deflator implícito, que permite o ajuste dos números.

Como é calculado o deflator implícito do PIB?

Calcular o valor do deflator implícito do PIB é um processo muito simples. O cálculo é feito da seguinte maneira:

Deflator implícito = (PIB Nominal / PIB Real) x 100

O PIB nominal refere-se à somatória da quantidade produzida, multiplicada pelo preço de mercado(o preço no qual é comercializado) em um determinado período. 

Já o PIB Real é calculado a preços constantes de um ano-base, ou seja, eliminando o efeito da inflação.

No ano base, o PIB nominal e real são iguais, de modo que o deflator implícito neste ano deverá ser igual ao valor do multiplicador, ou seja, será igual a 100. 

Logo, se o valor do deflator implícito calculado para um determinado período for, por exemplo, igual a 120, devemos interpretar que houve um aumento de preços de 20% entre o ano atual e o ano base utilizado.

Diferença entre deflator implícito e índice de preços

O deflator implícito do PIB é uma informação econômica muito importante, pois permite entender o verdadeiro nível de crescimento de um país. 

O deflator do PIB tem uma lógica um pouco diferente dos índices normais de inflação, como o IPCA, por exemplo.

Isso porque, diferente dos índices de inflação, o deflator do PIB não considera apenas o valor de uma determinada cesta de bens, mas sim de todo fluxo de produção em determinado período.

Dessa forma, o deflator do PIB considera informações além dos preços dos bens, como os gastos do governo, formação bruta de capital fixo e a balança de pagamentos.

Ou seja, o deflator implícito é um dado estatístico bem mais abrangente que os índices de preços que medem a inflação.

Além disso, o deflator do PIB é conhecido como deflator implícito porque o seu valor não é calculado a partir de uma pesquisa, mas sim através de um cálculo.

Esse cálculo, como mostrado anteriormente, envolve o PIB nominal e o PIB real, o que faz com que, ocasionalmente, o deflator implícito se distancie dos principais índices de preços.