O que é dealer?

Dealer é o termo que se refere às instituições financeiras que fazem o papel de intermediários do Banco Central no mercado aberto e de câmbio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essas instituições podem ser bancos tradicionais ou corretoras de valores.

As organizações que trabalham como dealer têm a função de regular a liquidez no mercado financeiro, atuando por meio de expedição ou contração da disponibilidade de dinheiro em circulação.

Os dealers podem atuar tanto no mercado de títulos quanto no mercado de câmbio.

Aqueles que atuam em leilões de títulos são chamados de dealers de mercado aberto, enquanto que os que atuam no mercado de câmbio são chamados de dealers de câmbio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o dealer?

A função de um dealer é calibrar e regular a liquidez no mercado financeiro. 

Para fazer o papel do dealer as instituições financeiras deverão ser credenciadas pelo Banco Central. 

A partir disso, elas estarão aptas a participarem de leilões informais de títulos públicos e também no mercado de câmbio.

Os dealers são utilizados pelo Banco Central para que este possa intervir no mercado financeiro e atingir seus objetivos estabelecidos pela política monetária.

É a partir de leilões no mercado aberto que o Banco Central consegue controlar a quantidade de dinheiro e títulos no mercado, como também o preço das moedas estrangeiras, como o dólar.

Pré-requisitos para credenciamento do dealer

As regras para atuar como dealer no Brasil são bem rígidas, quando comparamos com outros países, como os EUA.

Nos EUA, o dealer pode ser uma pessoa ou firma que negocia os valores imobiliários para uma conta própria. 

Além disso, os dealers também podem ser agentes que representam outros clientes, sendo chamados de broker-dealers

Já aqui no Brasil, as regras para a seleção das instituições aptas a operarem como dealer estão dispostas no ato normativo nº 28, expedido pelo Banco Central. 

Esse ato normativo estabelece que a reserva de vagas para atuar como dealer nos leilões do Banco Central deve seguir as seguintes determinações:

  • O conjunto de instituições credenciadas a operar como dealers é formado por até doze instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
  • Destas, duas vagas serão destinadas para corretoras ou distribuidoras independentes e que não sejam pertencentes à qualquer conglomerado financeiro com instituição bancária;
  • As demais deverão ser instituições bancárias, com a proibição de que um mesmo conglomerado financeiro participe com mais do que uma instituição.
  • Caso o conglomerado tenha mais de uma instituição bancária, então apenas a de melhor desempenho poderá participar.

Para participar das operações em mercado aberto, as instituições deverão preencher os seguintes pré-requisitos para o credenciamento:

  1. Patrimônio de referência de, pelo menos, R$26.250.000,00 (vinte e seis milhões e duzentos e cinquenta mil reais);
  2. Elevado padrão ético de conduta nas operações realizadas no mercado financeiro;
  3. Inexistência de restrição que, a critério do Banco Central do Brasil ou da Secretaria do Tesouro Nacional, desaconselha o credenciamento.

Em suma, o dealer é o conjunto de instituições que são credenciadas pelo Banco Central para participar de leilões informais

Geralmente, são escolhidas as instituições mais séries e ativas do mercado financeiro nacional, pois elas têm a obrigação de comunicar aos outros bancos sobre as atividades dos leilões a serem realizados.

Outros significados da palavra dealer

Dealer é uma palavra da língua inglesa, que na tradução para o português significa "negociante", tendo seu principal uso no mundo das finanças.

Como visto, o termo dealer é utilizado para designar o intermediário financeiro que trabalha por conta própria, recebendo uma quantia referente às transações e negócios que efetua.

No entanto, a palavra dealer pode ser utilizada em outros contextos e com significados distintos. 

Entre as expressões inglesas, as mais conhecidas no Brasil são:

  • car dealer: um nome designado para vendedor de carros;
  • poker dealer: é a pessoa responsável por ser o distribuidor de cartas em um jogo de poker;
  • drug dealer: é quem atua como traficante de drogas.