Dan Ariely é um grande estudioso em economia comportamental se destacando como uma das maiores autoridades mundiais no assunto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Professor da Universidade Duke e co-fundador de várias empresas que incorporam a ciência comportamental, Ariely também é autor de best-sellers na área, como Previsivelmente Irracional (2008) e A (honesta) verdade sobre a desonestidade: Como mentimos para todo mundo, especialmente para nós mesmos (2012).

Conforme aprendeu mais sobre a tomada de decisão e economia comportamental, ele conta que percebeu o quanto esse conhecimento é relevante para muitos aspectos da nossa vida, desde a financeira, passando pela saúde, para melhores hábitos e até para uma melhor gestão pessoal.

Conheça mais da trajetória desse especialista em economia comportamental.

Quem é Dan Ariely

Dan Ariely é um professor e autor israelense-americano, atual professor de psicologia e economia comportamental na Duke University, nos Estados Unidos.

Vida e carreira

Dan Ariely nasceu em 29 de abril de 1967 na cidade de Nova York, Estados Unidos. Filho de Yoram e Dafna Ariely, sua família se mudou para Israel quando ele tinha três anos. No país do Oriente Médio, ele passou a infância e juventude. 

Quando estava em seu último ano do ensino médio, Ariely sofreu um acidente enquanto preparava um ktovet esh (inscrição de fogo) para uma cerimônia noturna tradicional.

Os materiais inflamáveis ​​que ele misturava explodiram, causando queimaduras de terceiro grau em 70% de seu corpo. 

Desde seu acidente ficou obcecado pelo estudo da irracionalidade, já que, durante sua hospitalização e tratamentos, ele enfrentou uma "variedade de comportamentos irracionais que eram imensamente dolorosos e persistentes". 

"Ao sair do hospital, eu queria entender como administrar melhor tratamentos dolorosos e inevitáveis ​​aos pacientes, então comecei a fazer pesquisas nessa área."

"Fiquei absorto com a ideia de que repetidamente e previsivelmente tomamos decisões erradas em muitos aspectos de nossas vidas e que a pesquisa poderia ajudar a mudar alguns desses padrões", escreve em seu site

Ariely começou seus estudos cursando física e matemática, na Universidade de Tel Aviv, mas se transferiu para filosofia e psicologia.

Em seu último ano, abandonou a filosofia e se concentrou apenas em psicologia, graduando-se em 1991.

Após a formatura, retornou aos Estados Unidos, onde concluiu seu mestrado em psicologia cognitiva, em 1994 e doutorado, em 1996, pela Universidade da Carolina do Norte.

Após a insistência do também psicólogo israelense, Daniel Kahneman, Ariely completou um segundo doutorado, desta vez, em Administração de Empresas pela Duke University, em 1998. 

Ariely começou lecionando no MIT entre 1998 e 2008, onde foi professor Alfred P. Sloan de Economia Comportamental na MIT Sloan School of Management e no MIT Media Lab .

Em 2008, Ariely voltou para a Duke University como James B. Duke Professor de psicologia e economia comportamental, onde segue dando aulas até hoje.

Dan Ariely foi co-fundador de várias empresas. Em 2010, cofundou a BEworks, uma empresa de consultoria de gestão dedicada a aplicar a ciência comportamental aos desafios de negócios e políticas. A empresa foi adquirida pela Kyu Collective em janeiro de 2017.

Em 2012, cofundou a Timeful, um aplicativo de gerenciamento de tempo que foi adquirido pelo Google em 2015.

Ele também cofundou as empresas Genie (um utensílio de cozinha para cozinhar alimentos saudáveis), Shapa (monitoramento de saúde), Kayma (pesquisa comportamental para o Ministério das Finanças de Israel), e Irrational Capital (quantificador da cultura corporativa para investidores).

Na vida pessoal, Ariely é casado com Sumedha (Sumi) Gupta desde 1998. Eles têm dois filhos.

Livros de Dan Ariely

Dan Ariely é autor de vários livros sobre irracionalidade e tomada de decisões. Ele também escreveu uma coluna de conselhos chamada Ask Ariely no WSJ de 2012 a 2022.

Previsivelmente irracional: As forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas

Publicado pela primeira vez em 2008, o livro discute uma série de erros sistemáticos que as pessoas cometem, principalmente em decisões financeiras, mas continuam acreditando que suas escolhas são inteligentes e racionais.

Positivamente irracional: Como nos apaixonamos pelas nossas próprias ideias

Dan Ariely expõe os efeitos negativos e positivos que a irracionalidade pode ter em nossas vidas. Concentrando-se em nossos comportamentos no trabalho e nos relacionamentos, ele oferece novos insights e fatos reveladores sobre aquilo que de fato nos motiva.

O lado positivo da irracionalidade: os benefícios inesperados de desafiar a lógica no trabalho e em casa

Em The Upside of Irrationality: The Unexpected Benefits of Defying Logic at Work and at Home, Ariely discute as muitas maneiras pelas quais nosso comportamento muitas vezes nos desvia em termos de nossos relacionamentos românticos, nossas experiências no local de trabalho e nossas tentações de trapacear. 

Combinando a experiência cotidiana com pesquisas inovadoras, Ariely explica como expectativas, emoções, normas sociais e outras forças invisíveis e aparentemente ilógicas distorcem nossas habilidades de raciocínio.

A (honesta) verdade sobre a desonestidade: Como mentimos para todo mundo, especialmente para nós mesmos

Dan Ariely explora de que forma o desvio de conduta ocorre nos âmbitos pessoal, profissional e político, e como isso afeta até mesmo aqueles que todos acreditam ter os mais elevados padrões morais.

Em geral acreditamos que o ato de trapacear é baseado em análises racionais de custo-benefício. Porém, o autor revela que são as forças irracionais, que não levamos em conta, que frequentemente determinam nosso comportamento.

Descrença: o que faz pessoas racionais acreditarem em coisas irracionais

Em Misbelief: What Makes Rational People Believe Irrational Things, Dan Ariely argumenta que, para entender o apelo irracional da desinformação, devemos primeiro entender o comportamento da “descrença”, ou seja, a jornada psicológica e social que leva as pessoas a desconfiar de verdades aceitas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Recompensa: a lógica oculta que molda nossas motivações

Payoff: The Hidden Logic That Shapes Our Motivations, Ariely vai fundo para encontrar a raiz da motivação, como ela funciona e como podemos usar esse conhecimento para abordar escolhas importantes em nossas próprias vidas.

A psicologia do dinheiro: Descubra como as emoções influenciam nossas escolhas financeiras e aprenda a tomar decisões mais inteligentes

Nesse livro, o consagrado psicólogo Dan Ariely uniu forças com o comediante Jeff Kreisler para revelar como as emoções dominam nossa maneira de lidar com o dinheiro e para derrubar as mais consagradas – e equivocadas – premissas das finanças pessoais. 

Ao explorar diversas questões do dia a dia – dos gastos com o cartão de crédito às armadilhas do orçamento doméstico –, eles mostram como driblar nossos instintos para não cair nas tentações, para economizar, fazer escolhas melhores e gastar com inteligência.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.