O que é CVP?

Esse termo corresponde a uma sequência de fases no qual um produto passa desde seu desenvolvimento e introdução no mercado, sua difusão e permanência no mesmo, até atingir seu esgotamento.

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Ou seja, é uma ferramenta que permite analisar o comportamento do produto, desde seu desenvolvimento, até a saída do mercado, passando pela fase de lançamento e crescimento frente ao público.

É importante para toda a empresa conhecer o ciclo de vida do produto, pois assim, a empresa se torna capaz de aperfeiçoar suas ações e aumentar sua competitividade no mercado.

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A teoria que sustenta todos esses estágios pelo qual a mercadoria passa foi criada pelo economista alemão Theodore Levitt.

Em suas ideias, Levitt apontou basicamente quatro fases de evolução de um produto ou serviço no mercado.

Através disso, é possível manter um mapeamento sobre como sua mercadoria encontra-se em cada fase do ciclo e assim promover uma alta nos lucros e uma redução de prejuízos.

Abaixo explicaremos mais detalhadamente as quatro fases do ciclo de vida do produto.

As Quatro Fases do Ciclo

A vida de um produto é dividida em quatro fases, são elas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Explicaremos cada uma dessas fases na sequência.

Fase de Introdução

essa fase de introdução diz respeito ao momento em que, após esse produto ter sido desenvolvido, passa a ter contato com o consumidor.

Nessa fase, por ser um produto ainda em contato primário com o mercado, é o momento em que necessita de maiores ações de marketing e propaganda, além de um bom investimento.

Assim o produto ou serviço ganhará força e visibilidade.

Fase de Crescimento

Esse é o momento em que seu produto, após ter ganhado certo apreço do consumidor, começa a crescer e dar maiores retornos financeiros desejados

Nessa segunda fase, a manutenção da sua estratégia de marketing adotada, e de seus investimentos, são de extrema importância.

Dessa forma, você consegue obter o reconhecimento do seu serviço, além de conquistar novos e talvez grandes clientes.

Fase de Maturidade

Realizadas todas as estratégias para crescimento do seu produto, o resultado ideal está nessa etapa.

Essa fase de maturação é onde encontramos o pico de consolidação e estabilidade do produto ou serviço no mercado.

É importante atuar na inovação e novas estratégias, ficar de olho nas tendências do mercado, pois nessa fase a concorrência se acirra.

Portanto, é importante não deixar seu produto entrar em declínio e cair no esquecimento do seu público.

Fase de Declínio

Esse momento reflete que seu produto está perdendo valor e aceitação, ou ainda novos produtos estão tomando seu lugar na prateleira.

E como muitas coisas na vida chegam ao seu limite, não é diferente com algum serviço ou produto. Contudo, essa não é a hora de se desesperar.

Muitas vezes a tentativa de salvar o produto é ineficaz nesse momento. Portanto, há a necessidade de achar um meio mais eficaz.

Esse é o momento de inovar, pensar em novas saídas, redesenhar todo um planejamento acerca de uma nova ideia que vá conquistar novamente o mercado e público alvo.

Qual o motivo de entender o Ciclo de Vida do Produto?

Ao tomar ciência do significado desse termo e as particularidades das fases envolvidas, fica nítida a importância e necessidade de inserir esse exemplar no seu negócio ou empresa.

Assim a empresa alcança vários benefícios como: otimizar sua produção, ter um planejamento sobre seu produto em um tempo maior, traçar estratégias de marketing e realizar investimentos de acordo com a demanda.

Todos esses benefícios são responsáveis por obter um maior domínio acerca dos resultados.

Dessa forma, entendendo o ciclo e suas quatro fases, além de obter seus benefícios, ainda é possível alcançar e manter seu produto na maturidade por um longo período.

Por fim, vale ressaltar que, a inovação é essencial para que as empresas prolonguem o ciclo de vida dos produtos, ou iniciem um novo, mantendo sua competitividade no mercado.