A CVC (CVCB3) maior operadora de turismo no País, passou por diferentes fases na pandemia. No início, houve quem duvidasse da própria sobrevivência da companhia e do setor como um todo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Porém, com a diminuição da intensidade das ondas de covid-19, os viajantes começaram a voltar a consumir, especialmente as viagens domésticas, trazendo certo alívio.

Mas, no fim do ano passado, quando o otimismo retornava com o avanço da vacinação, a empresa enfrentou uma "tempestade perfeita".

O início do quarto trimestre já havia começado conturbado.

A empresa deixou de operar por praticamente duas semanas por causa de um ataque hacker.

Solucionado o problema, as vendas retomaram, mas um problema ainda maior passou a aparecer no horizonte: a variante Ômicron fez os casos de infecções pelo novo coronavírus dispararem, algo que logo afetaria as vendas.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Para completar, o cancelamento de diversos cruzeiros, assim como a paralisação das operações da companhia aérea ITA, causara prejuízos para os cofres da CVC.

"Somos os maiores representantes do setor, então de 20% a 25% do turismo passa por aqui. Logo, fomos bem atingidos por esses cancelamentos.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Mas nossa visão é extremamente otimista, pois estamos muito mais perto do fim da pandemia", afirma Leonel Andrade, presidente da CVC Corp.

O executivo se apoia na premissa de que, como o setor foi o mais afetado pela pandemia, será o mais beneficiado daqui em diante.

Alguns números positivos começam a aparecer.

Em dados divulgados em sua prévia operacional, a CVC teve crescimento de 64% em suas reservas confirmadas no quarto trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Mas também é possível olhar esses números com viés negativo: ele representa apenas 66% do total vendido de outubro a dezembro de 2019.

Digital

Mesmo com números ainda negativos, Andrade acredita que a CVC é uma empresa muito melhor hoje do que era antes da pandemia.

"Minha preocupação, quando assumi em abril de 2020, era de fazer a empresa sobreviver.

Agora, o nosso foco é transformar a CVC em uma companhia mais eficiente e digital", diz o executivo.

Uma das investidas da empresa ocorreu na noite da quinta-feira.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Depois de comprar a empresa norte-americana VHC, voltada para a gestão de locação de residências (modelo similar ao do Airbnb), a CVC decidiu investir na WeTrek, também nos Estados Unidos, que tem como principal negócio um aplicativo voltado com dicas de viagens para turistas independentes.

O aplicativo também ajudará a empresa a trazer mais serviços para o seu programa de fidelidade, que deve ser lançado no segundo semestre e é a principal aposta de Andrade para fortalecer o braço digital.

Segundo ele, a ideia é, além de benefícios com milhas e descontos, ter um serviço similar ao de empresas como Netflix e Spotify.

"Queremos oferecer a viagem certa para o cliente antes de ele se dar conta, por meio de dados", diz Andrade.

Desta maneira, a CVC quer convencer seus investidores de que pode voltar a ser uma boa opção para eles.

Desde o início da pandemia, os papéis da empresa amargam uma desvalorização de 66%.

E, de acordo Guilherme Domingues, analista da Eleven Financial, as ações da CVC devem continuar sofrendo com uma alta volatilidade no curto prazo devido ao avanço da Ômicron.

"Mas a empresa está bem reposicionada para uma retomada do turismo, o que pode impactar na valorização das suas ações", diz Domingues.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da CVC no Terceiro Trimestre de 2021

resultado da CVC (CVCB3) no terceiro trimestre de 2021 (3t21), divulgado no dia 12 de novembro, apresentou um prejuízo líquido de -R$ 83,8 milhões no 2T21, uma queda no prejuízo de -61,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Ebitda da CVC atingiu um prejuízo de R$ 19,5 milhões no 3T21, apresentando retração no prejuízo de -86,2% na comparação com o 3T20. 

margem Ebitda da CVC totalizou -8,5% no 3T21, apresentando crescimento de 220,2 pontos percentuais na comparação com o 3T20.

margem líquida da CVC atingiu -36,4% no 3T21, apresentando crescimento de 311,3 pontos percentuais na comparação com o 3T20.

As ações da CVC (CVCB3) acumulam alta de 7,36% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 20,90% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.