A operadora de turismo CVC (CVCB3) admite que o setor de viagens só deve retomar o desempenho pré-pandemia em 2023, mas começou a sentir já no ano passado efeitos de ajustes operacionais que realizou: a receita líquida no quarto trimestre de 2021 cresceu 92,9% na comparação anual, chegando a R$ 314 milhões.

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O presidente da CVC, Leonel Andrade, que assumiu o posto em 2020, disse que vive hoje seu momento mais otimista na companhia.

"Continuo sabendo que o caminho é longo, mas agora enxergo o caminho", afirma.

Um dos indicadores que o executivo utiliza para ilustrar o momento é chamado de take rate - a diferença entre o que a empresa paga pelos pacotes de turismo e o que cobra do cliente, uma espécie de margem bruta.

Na operação doméstica, esse indicador avançou de 7,8% em 2020, para 9,7% em 2021. Segundo Andrade, essa melhoria é explicada por mudanças estratégicas.

A primeira é que o foco dos times de vendas foi direcionado a pacotes com margens mais "saudáveis", ante o incentivo que antes era dado ao grande volume de contratos.

A segunda mudança foi criar uma política de precificação mais dinâmica, que usa tecnologia para monitorar preços da concorrência e tornar os valores oferecidos pela empresa mais competitivos.

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Funciona assim: se determinado assento para um voo fretado custa, em média, R$ 2.500 e a CVC estava oferecendo o mesmo produto por R$ 2.000, um algoritmo vê que há oportunidade de elevar o preço para R$ 2.300 e ainda assim ser mais competitivo.

"Mesmo sendo mais barato, deixei de largar dinheiro na mesa", diz o CEO.

Fidelidade

Essa precificação começou a ser implantada no início em 2021 para os voos fretados pela companhia e agora tem sido usada também em serviços de hotelaria.

Ela ainda não é aplicada em passagens aéreas avulsas ou aluguéis de carro.

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Até o final deste ano, a empresa pretende lançar um programa de fidelidade para dar início a uma terceira fonte de margens maiores.

Andrade diz que, ao conhecer mais sobre os hábitos de compras dos clientes, é possível direcionar as ofertas de forma personalizada, acertando o quanto de desconto é necessário para que determinado consumidor feche um pacote, ou até quanto outro está disposto a pagar.

Embora a receita tenha avançado no ano passado - reflexo também do maior tíquete médio em viagens domésticas -, a CVC ainda reportou ao mercado nesta semana um prejuízo líquido de R$ 486,7 milhões em 2021, 60,3% menor do que o verificado em 2020.

Longo caminho

Os analistas de mercado reconheceram a melhora operacional da CVC, especialmente no último trimestre do ano, mas ainda destacam desafios.

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João Pedro Soares, Felipe Reboredo, Sergio Matsumoto e Cristian Ashwell, do Citi, alertaram em relatório que a companhia ainda não está fora de perigo.

"Acreditamos que será necessário um volume considerável de capital de giro para garantir o crescimento das reservas e, com as taxas de juros atuais, será mais difícil financiá-lo com desconto de recebíveis."

Para o Bradesco BBI, mesmo com a melhora das margens, ainda há um longo caminho a percorrer para a recuperação.

Em relatório, os analistas Richard Cathcart, João Andrade e Renan Sartorio destacaram que o número de reservas de pacotes da CVC no quarto trimestre veio 35% abaixo do registrado no mesmo trimestre de 2019 (período pré-pandemia) e 11% menor que as expectativas do banco.

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Para o BTG, a CVC deve ser uma das principais beneficiadas da reabertura econômica e alavancar seus relacionamentos de longo prazo com a fragmentada indústria hoteleira e companhias aéreas no segmento B2B (de empresa para empresa, na sigla em inglês).

Resultado da CVC no Quarto Trimestre de 2021

O resultado da CVC (CVCB3) no quarto trimestre de 2021 (4t21), divulgado no dia 16 de março, apresentou um prejuízo líquido de R$ 145,8 milhões no 4T21, uma queda de -137,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Ebitda ajustado da CVC atingiu um lucro de R$ 8,9 milhões no 4T21, versus um prejuízo de R$ 112,6 milhões registrado no 4T20.

margem Ebitda ajustada da CVC totalizou 2,8% no 4T21, apresentando crescimento de 72,0 pontos percentuais na comparação com o 4T20.

margem líquida da CVC atingiu -46,4% no 4T21, apresentando retração de -287,5 pontos percentuais na comparação com o 4T20.

As ações da CVC (CVCB3) acumulam alta de 21,38% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 22,40% nos últimos 12 meses.

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Fonte: Estadão Conteúdo.