O que são custos indiretos?

Os custos indiretos são aqueles que não necessariamente estão ligados à atividade-fim realizada pela empresa.

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Isso quer dizer que são custos que interferem na produção, seja do produto ou do serviço, mas que não têm relação direta com estes. 

Por não terem exatamente esta ligação direta, os custos indiretos não chegam a ser incluídos nos custos do produto/serviço. 

Para isso, o que é feito é um rateio, que permite que estes valores sejam integrados ao preço final daquilo que a empresa oferece. 

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Como funcionam os custos indiretos?

Os custos indiretos são aqueles que não são abarcados pelos custos diretos - ou seja, os que não estão diretamente ligados aos produtos e serviços. 

Geralmente, os custos indiretos estão alocados em áreas de suporte, abarcando custos como administrativos e de marketing.

Mais especificamente temos como custos indiretos ítens como:

  • Salários dos auxiliares administrativos;
  • Serviço de faxina;
  • Gasto com campanhas de marketing;
  • Auditoria;
  • Serviços financeiros;
  • Água e energia elétrica não utilizada para a produção;
  • Internet;
  • Material de escritório;
  • Material de limpeza;
  • Entre outras coisas mais.

Embora os custos indiretos não estejam diretamente ligados à produção, eles ainda são importantíssimos para as atividades da empresa.

Mesmo que um funcionário de escritório não esteja diretamente atrelado ao processo de construir os bens que serão vendidos, ainda assim ele é importante para que essa atividade aconteça.

Se não há pessoas responsáveis pela contabilidade, pelas vendas, pela propaganda, pela gestão dos processos, dificilmente a produção ocorrerá de maneira eficiente e até mesmo ser vendida no mercado.

Ou seja, sem os custos indiretos dificilmente uma empresa irá conseguir se organizar para produzir e competir no mercado, que é, em essência, a justificativa principal para produzir em uma economia capitalista.

Diferença entre custos indiretos e diretos

Os custos diretos podem ser tanto fixos quanto variáveis, mas jamais podem ser indiretos.

Os custos diretos são aqueles gastos atribuídos diretamente aos produtos ou serviços que a organização realiza.

Em outras palavras, são aqueles custos que estão diretamente ligados e incluídos nos cálculos que são feitos para se chegar ao valor final do produto ou do serviço oferecido. 

Assim, entendemos que os custos diretos são aqueles que o empresário, empreendedor ou o gestor conseguem identificar e mensurar com facilidade, de forma clara e objetiva.

Exemplos de custos diretos são as matérias-primas utilizadas na produção do produto e a mão de obra contratada para prestar os serviços-fins da organização. 

Os custos diretos abrange tudo aquilo que a empresa gasta diretamente para produzir e vender seus bens e serviços.

Geralmente, os principais componentes do custo direto são:

  • Matéria-prima;
  • Embalagens;
  • Salários;
  • Encargos sociais dos funcionários;
  • Comissão paga por desempenho;
  • Gastos com serviços terceirizados, desde que voltados para a realização da atividade-fim.
  • Energia elétrica (a parte utilizada para colocar em funcionamento os processos produtivos);
  • Máquinas e equipamentos;
  • Depreciação de máquinas e equipamentos;
  • Entre outras coisas mais.

Os custos diretos abarcam tanto os custos fixos quanto os variáveis, embora nem todo custo fixo seja custo direto.

Já os custos indiretos não podem ser atribuídos diretamente aos produtos, embora devam ser considerados na contabilidade.

Dessa forma, os custos indiretos são incluídos nos produtos a partir do rateio, no qual se divide o total dos custos indiretos pela quantidade total produzida. 

Ou seja, quanto maior é a produção de uma empresa menor serão os custos indiretos sobre cada produto.

Entretanto, pode ocorrer de uma forte elevação da produção causar aumento nos custos diretos

É por isso que é importante o administrador ter um amplo conhecimento sobre todas as categorias de seus custos.

Só assim o gestor irá conseguir administrar a produção e obter o melhor nível de eficiência e capacidade competitiva no mercado.