Após registrar seu melhor ano em lançamentos e vendas de imóveis em 2021, a Cury (CURY3) vai avaliar o mercado, com muita atenção, trimestre a trimestre, nas definições sobre os novos empreendimentos.

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Apesar de ter condições de obter desempenho melhor quanto à apresentação de projetos, segundo Ronaldo Cury, diretor de crédito imobiliário, relações institucionais e com investidores.

“Há condições para um ano melhor em lançamentos, mas faremos tudo com muito cuidado. Nosso primeiro trimestre será muito forte, mas vemos o ano com cautela. Se a velocidade de vendas cair, vamos segurar projetos”, afirma Cury.

No ano passado, a incorporadora apresentou R$ 2,48 bilhões, com expansão de 79,8%. As vendas cresceram 90,7%, para R$ 2,57 bilhões.

Considerando-se a parcela dos sócios nos empreendimentos, os lançamentos somaram R$ 2,79 bilhões, e as vendas, R$ 2,57 bilhões, superando as projeções da companhia, que eram de R$ 2 bilhões e R$ 1,8 bilhão, respectivamente.

Houve fases de projetos previstas para 2022 que foram antecipadas devido à demanda.

“Nossa atuação entre o segmento econômico e a média renda faz com que atinjamos uma faixa de produtos que ainda consegue um bom financiamento”, diz o diretor vice-presidente comercial, Leonardo Mesquita da Cruz.

A incorporadora desenvolve produtos em regiões centrais da capital paulista, da Região Metropolitana de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Campinas.

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“Devido à qualidade do nosso banco de terrenos, temos conseguido elevar preços e manter a velocidade de vendas”, diz Cury.

De outubro a dezembro, a companhia elevou lançamentos em 15,1%, na comparação anual, para R$ 719,7 milhões. O crescimento das vendas líquidas chegou a 52,8%, para R$ 565,4 milhões.

Um dos fatores que contribuíram para esse desempenho foi o aumento do teto de preços e a redução de juros do grupo 3 do programa habitacional Casa Verde e Amarela, que permitiu o enquadramento de mais clientes nessa faixa.

“É preciso haver, urgentemente, ajustes nas faixas 1 e 2. A Cury está fora desses dois grupos até que ocorram ajustes”, diz o diretor de relações com investidores.

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Em relação ao terceiro trimestre, as vendas tiveram queda de 11,6%. Isso não se deve a retração de demanda, segundo os executivos, mas ao lançamento de dois projetos, em dezembro, no Rio.

De acordo com o diretor comercial, os esforços de vendas aumentaram, mas a comercialização de unidades ainda tem apresentado “respostas boas”.

Até o fim deste mês, a companhia lançará dois produtos, com Valor Geral de Vendas (VGV) que totaliza R$ 400 milhões.

A Cury gerou caixa de R$ 92,7 milhões, no trimestre, e de R$ 237,4 milhões no ano. No fim de 2021, o banco de terrenos da incorporadora correspondia ao VGV potencial de R$ 9,8 bilhões.

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Fonte: Abecip.org.