O que é Cultura Organizacional?

O conceito mais prático de cultura organizacional pode ser resumido a partir da seguinte expressão: "É o jeito que nós fazemos as coisas por aqui”

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A cultura, de modo geral, nada mais é que um conjunto comum de premissas, crenças, artefatos e linguagem que é compartilhado entre os participantes e passado de geração a geração. 

Além disso, a cultura também pode ser modificada ao longo do tempo, se adaptando às inovações de cada época e aos novos tipos de interação.

Assim, como expressão associativa do homem, a empresa desenvolve um conjunto próprio de princípios, crenças e valores, resultantes da interação entre as pessoas.

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Como funciona a cultura organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa funciona de modo a se configurar um conjunto de regras, formais e informais, que regulam as atividades internas e suas interações com a sociedade.

É praticamente improvável que mais de uma empresa compartilhem de uma mesma cultura organizacional.

Mesmo que as regras e os processos sejam semelhantes umas das outras, há vários fatores tácitos que emergem da interação entre as pessoas e que não são passíveis de controle.

Vejamos quais são as principais características da cultura organizacional e como elas podem ser percebidas ao analisar as atividades da empresa.

Crenças

Verdades concebidas ou aceitas a partir da observação de fatos e pela convivência em um grupo de pessoas.

Valores

São os elementos que determinam a importância das coisas. 

Os valores representam uma predeterminação consciente da ação das pessoas. 

Uma forma de identificar os valores de um grupo consiste na observação de como as pessoas do grupo julgam o que é correto e errado dentro da organização.

Costumes

Materialização dos valores e crenças através dos atos realizados de forma um tanto ou quanto sistemática.

Ritos

São operações rotineiras executadas para êxito das atividades.

Os ritos surgem a partir de ações e processos repetidos diariamente que, com o tempo, vão sendo fixados na memória das pessoas.

Cerimônias

Encontros formais e informais de um grupo social. Funcionam como meios de reafirmar ou ratificar valores, crenças e costumes.

Rede de comunicação informal

A rede de comunicação informal funciona como excelente meio de atualização de crenças, valores e mitos. 

Através desta rede, a cultura da empresa é reciclada e reafirmada.

O que determina a cultura organizacional?

Numa organização, os maiores influenciadores da cultura organizacional são os fundadores e as principais lideranças da empresa. 

Isso porque são estas pessoas as definidoras do modelo de gestão. 

Além disso, por deterem o poder máximo na empresa, podem impor suas convicções pessoais nas atividades do dia a dia, ou seja, o seu jeito próprio de fazer as coisas acontecerem.

A comunidade também tem a capacidade de influenciar a cultura organizacional das empresas.

Como as empresas não estão isoladas no mundo, é de se esperar que essa interação, entre empresa e sociedade, interfira nos valores internos das corporações.

Isso porque, é da sociedade em geral que deriva os trabalhadores e os os demais recursos econômicos necessários para a realização das atividades. 

Soma-se a isso, as expectativas e hábitos de consumo dos clientes, que determinará a qualidade e a forma de competição da empresa no mercado.

Temos também o conjunto de leis feitas pelos governos, que têm forte impacto na forma como as empresas fazem as coisas.

Os sindicatos também têm papel relevante na cultura organizacional, uma vez que estas instituições costumam interferir bastante nas relações entre os patrões e empregados

O cliente tem expectativas com relação à qualidade dos produtos. 

Não podemos deixar de lado também os aspectos de tecnologia da sociedade.

É a partir da estrutura tecnológica que se dá a realização de algumas características da cultura organizacional como o tempo, a qualidade, as formas de produção, entre outras coisas mais.

Qual a importância da cultura organizacional?

A cultura organizacional é um importante fator que determina o nível de competitividade de uma empresa no seu mercado. 

Empresas com culturas organizacionais que promovem maior cooperação entre os funcionários tendem a ter melhores resultados, quando comparadas com aquelas que privilegiam a rivalidade interna.

A cooperação resulta em ajuda mútua, parceria, compromisso com os valores da organização e fidelidade dos funcionários com a empresa. 

Enquanto que a rivalidade segue outro caminho. Ou seja, há o predomínio da individualidade, dos ciúmes, inveja e a preferência do benefício individual em detrimento dos da organização.

Por isso mesmo, pensar sobre a cultura organizacional é importante para que a empresa consiga melhorar sua produtividade e ter sucesso no mercado. 

Para utilizar a cultura organizacional como um diferencial competitivo, é preciso entender como ela funciona, identificar suas características presentes na empresa e promover mudanças desejadas.