A ação da CSN (CSNA3) chegou a subir mais de 5% na manhã da última segunda-feira, após o conselho de administração autorizar a companhia a tomar as medidas necessárias para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua unidade de mineração, para financiar projetos de expansão para exploração completa do potencial de suas reservas e recursos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em fato relevante, a CSN comunicou que o conselho aprovou na última sexta-feira novo plano de negócios da controlada CSN Mineração (CMIN) e autorizou seus diretores a tomarem as medidas necessárias para a realização de IPO da unidade, com o objetivo de financiar parte do plano, além de criar valor ao acionista.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Analistas do Itaú BBA estimam, com base em dados preliminares, que a CSN Mineração possa valer 30 bilhões de reais, sem considerar a expansão de 10 mton que está planejada para começar em 2022, conforme relatório no final de agosto.

No final de julho, em teleconferência sobre o resultado do segundo trimestre, executivos da companhia voltaram a citar o IPO da unidade de mineração com uma das possíveis iniciativas para reduzir endividamento.

“A listagem da unidade de mineração da CSN tem tudo para ser um sucesso. Será um ‘player puro’ de minério de ferro, com logística integrada, em um mercado que há restrições de oferta e muita demanda, principalmente da China”, afirmou o diretor de investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos.

Ele acrescentou que os preços do minério de ferro nestes últimos meses colaboram com a tese de crescimento da China por meio de investimento em infraestrutura e construção de imóveis como política anticíclica.

Na visão do analista Pedro Galdi, da Mirae Asset, a operação também acaba sendo importante para a CSN normalizar sua estrutura de capital. “Pela qualidade do ativo, deve registrar grande interesse dos investidores”, acrescentou.

Em seu formulário de referência atualizado nesta segunda-feira, a CSN estima volume de produção de minério de ferro em 31,2 milhões de toneladas em 2021, 36,6 milhões de toneladas em 2022 e 38,0 milhões de toneladas em 2023. Em 2033, espera chegar a 108 milhões de toneladas.

Projeções

A CSN também divulgou nesta segunda-feira atualização de suas projeções, incluindo estimativa de atingir alavancagem medida pela relação dívida líquida sobre Ebitda ajustado de 2,99 vezes no fechamento do balanço anual de 2020.

Para analistas do Itaú BBA, em comentário a clientes após a divulgação das projeções nesta segunda-feira, essa previsão implica dívida de 29,2 bilhões de reais no final do ano, de 33,1 bilhões de reais no final do segundo trimestre.

No final de julho, executivos também previram que a relação dívida líquida sobre Ebitda ajustado, de 5,17 vezes no segundo trimestre, iria cair para abaixo de 3,75 vezes até o fim de 2020, recuando a 3 vezes no fim do próximo ano.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

A companhia ainda prevê atingir lucro antes de juros impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de aproximadamente 9,75 bilhões de reais para 2020 e calcula investimentos (capex) de aproximadamente 1,50 bilhão de reais neste ano.

“Acreditamos que esses números sejam mais fortes do que o mercado espera atualmente”, afirmou a equipe do Itaú BBA em nota a clientes, destacando que a previsão do Ebitda está 9,5% acima de suas projeções

“Vale ressaltar que a CSN gerou Ebitda de 3,25 bilhões de reais no primeiro semestre de 2020, o que implica um desempenho muito forte com Ebitda de 6,5 bilhões no segundo semestre, o que se traduziria em forte geração de fluxo de caixa livre.”

Resultado da CSN no Segundo Trimestre de 2020

O resultado da CSN (CSNA3) no segundo trimestre de 2020 (2t20), divulgado no dia 07 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 167,9 milhões, queda de 30,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da CSN atingiu R$ 1,9 bilhão no 2t20, apresentando retração de -19% na comparação com o 2t19.

A margem Ebitda da CSN totalizou 29,7% no 2t20, apresentando retração de -3,8 ponto percentual na comparação com o 2t19. 

A Margem líquida da CSN atingiu 7,2% no 2t20, apresentando retração de -20,3 ponto percentual na comparação com o 2t19.

As ações da CSN (CSNA3) acumulam alta de 0,19% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 16,12% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.