O que é criptomnésia?

Criptomnésia é um distúrbio psicológico que induz a interpretação de uma memória latente ou subconsciente como um pensamento ou ideia original.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem está sob o efeito da criptomnésia, entende que certas informações esquecidas, quando trazidas à tona, são reconhecidas não como lembranças mas como ideias novas.

Qualquer pessoa pode ser suscetível a este efeito.

Embora a criptomnésia pareça ser um distúrbio inofensivo, este distúrbio pode trazer implicações importantes para a nossa vida, inclusive a financeira.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a criptomnésia?

No sentido que iremos abordar aqui, a criptomnésia aparece apenas como um viés cognitivo.

Isso porque o termo criptomnésia também é usado na Psicologia com outros significados.

Em alguns estudos, o termo é usado para determinar questões importantes quanto à interação entre consciente e inconsciente.

É importante ter em mente que todo viés cognitivo está atrelado a atalhos mentais (chamados de heurísticas) que nos auxiliam na tomada de decisão em um ambiente complexo.

Quando usamos esses atalhos, estamos tentando reduzir a complexidade dos dados apresentados e organizá-los de uma determinada forma que fique mais claro para nós o seu entendimento.

Esse atalho mental é útil por um lado, mas por outro gera decisões enviesadas (tendenciosas).

Um exemplo de heurística é o da imaginabilidade.

Por exemplo, uma pessoa que sofreu uma experiência catastrófica, como ter presenciado um incêndio de uma casa, irá julgar a probabilidade deste evento ser alta.

Aqui a heurística atua de forma que uma probabilidade de um evento complexo é reduzida à experiência de vida da pessoa.

Entretanto, esse atalho mental gera um viés cognitivo pois a experiência de vida da pessoa tem um peso muito grande sobre o seu julgamento.

A criptomnésia é parecida com isso, a diferença é que a pessoa não se lembra de um evento passado que é usado como base para a realização do julgamento ou interpretação.

Mais especificamente, a criptomnésia atua quando surge uma ideia na mente do indivíduo, mas não se encontra uma lembrança relacionada a essa ideia em sua memória.

Neste caso, a tendência é entender que essa ideia não veio de fora, mas sim de dentro. 

O que pode gerar dificuldades na identificação do viés cognitivo, pois acredita-se que a ideia é fruto da cognição e, portanto, está mais blindada contra possíveis falhas.

Acredita-se que a criptomnésia aconteça quando a informação recebida é filtrada na mente da pessoa e retorna sem encontrar um contexto equivalente na memória.

No exemplo citado acima, é como se julgasse a existência de uma elevada probabilidade de inocência em um bairro, mas sem lembrar que a pessoa já vivenciou aquilo. 

Impacto da criptomnésia nos investimentos

A criptomnésia tem implicações em todas as áreas de nossa vida, inclusive a financeira.

Por vezes ela pode ser inofensiva, mas em outras pode gerar problemas de identificação de importantes vieses cognitivos que atrapalham a compreensão do nosso próprio comportamento.

Suponhamos que uma pessoa, num passado distante, tenha investido dinheiro em uma ação específica e, de alguma forma, tenha tido prejuízo.

Com o passar do tempo essa memória foi se tornando cada vez mais turva, ou seja, esquecida na mente do indivíduo.

Suponhamos agora que, em uma determinada ocasião, a mesma pessoa tenha se deparado com uma nova oportunidade de investir nessa mesma ação.

Dado que o indivíduo tenha tido uma má experiência no passado com este ativo, tenderá a ter uma certa resistência em investir no mesmo.

A questão é que, em condições mentais normais, a pessoa reconhecerá essa experiência e, de forma racional, tentará ponderar sua experiência e analisar as novas informações sem interferência deste sentimento.

Ou seja, mesmo que no passado a experiência tenha sido ruim, os dias atuais são diferentes, de forma que um novo final pode acontecer.

Entretanto, isso não necessariamente acontecerá com aqueles que estejam sob o efeito da criptomnésia.

Neste caso uma sensação ruim, derivada dessa experiência passada, será evocada, mas sem que o indivíduo consiga reconhecer especificamente qual foi o tipo de experiência vivida com aquele ativo.

Dessa maneira, a sensação ruim, de perda, poderá criar um viés cognitivo no qual a pessoa sobrevaloriza os fatores ruins em detrimento das oportunidades e pontos positivos deste investimento.

Logo, a criptomnésia pode induzir a pessoa a decisões enviesadas e equivocadas quanto a certos investimentos.

Caso tenha se interessado no tema, temos um artigo completo sobre vieses comportamentais e seus impactos nas decisões de investimentos.