O que são criptoativos?

Criptoativos são ativos virtuais, protegidos por criptografia, presentes exclusivamente em registros digitais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Suas operações são executadas e armazenadas em uma ampla rede de computadores espalhados ao redor do mundo, sem que haja um regulador central.

Os criptoativos surgiram com o objetivo de realizar pagamentos ou transferências financeiras eletrônicas diretamente entre as partes sem que haja a necessidade de  intermediação de uma instituição financeira.

Inclusive, um dos propósitos dos criptoativos é o de servir como meio de pagamento e transferências internacionais.

Hoje em dia existem uma infinidade de criptoativos. Um dos primeiros criptoativos a existir, e um dos principais até hoje, é o Bitcoin

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona os criptoativos

Cada criptoativo funciona com base em um conjunto de regras próprias, definidas pelos seus criadores e desenvolvedores. 

Ou seja, não há uma regulamentação universal que dita as regras que cada criptoativo deve seguir.

No geral, para ter credibilidade, o funcionamento dos criptoativos se baseia em uma tecnologia de registro descentralizado.

Mais especificamente, essa tecnologia cria um tipo de contabilidade que registra as transações em uma rede de computadores espalhados ao redor do mundo. 

Toda transação realizada é divulgada para a rede, e somente será aceita após um complexo sistema de validação e de uma espécie de consenso da maioria dos participantes da rede. 

Com isso, as operações são praticamente irreversíveis, e por ser descentralizado, há poucas margens para fraudes.

Por exemplo: se uma pessoa tentar reutilizar ativos já negociados, a rede de computadores rejeitaria a transação, uma vez que ela já tenha sido registrada por vários computadores da rede.

Com isso, há a eliminação da necessidade de um intermediário financeiro para assegurar a validação da transação e combater as fraudes.

A tecnologia mais conhecida por trás do funcionamento dos criptoativos é conhecida como Blockchain.

No blockchain, as transações publicadas na rede são agrupadas e registradas em blocos, de maneira que cada bloco aceito na rede se conecta ao imediatamente anterior, e assim por diante.

Como resultado, tem-se a formação de uma sequência ou cadeia de blocos. Por isso o nome de blockchain (em tradução seria algo como cadeia de blocos).

Outra especificidade dos criptoativos é quanto ao registro de sua propriedade.

Sabemos que os demais ativos, financeiros e reais, tem a sua propriedade registrada em algum órgão governamental ou instituição privada, e associada ao número de CPF do proprietário.

No caso dos criptoativos isso não existe. Aqui, a propriedade desses ativos virtuais não é verificada pela comprovação da identidade de seu detentor.

O que ocorre é que a propriedade pertence àquele que tem em sua posse uma senha secreta.

Isso possibilita a realização de transações sem que haja a declaração da identidade entre as partes negociantes, o que garante o anonimato e privacidade das duas partes.

Assim, o proprietário dos criptoativos se resume a pessoa que detém a senha.

Em caso de perda dessa senha, o indivíduo fica impossibilitado de acessar seus criptoativos e, não conseguindo recuperá-la, perde para sempre o direito aos ativos virtuais.

Isso não é raro de acontecer. Portanto, cuidado com a senha em caso de investir em criptoativos.

Como negociar com criptoativos?

Os criptoativos podem ser negociados através de plataformas eletrônicas (Exchanges) ou bilateralmente, em negócios sem intermediação.

As exchanges são plataformas digitais que fazem a intermediação entre a compra e venda de Bitcoins, conectando quem deseja comprar com quem deseja vender.

Portanto, o primeiro passo para começar a investir em criptoativos é realizar o cadastro em uma exchange (corretora de criptomoedas. 

No geral, as negociações de criptomoedas nas corretoras acontecem da mesma forma que quando compramos ações no mercado financeiro.

Ou seja, nessas plataformas existe um livro de ofertas, como o que vemos nos home brokers das corretoras de valores. 

Neste livro de ofertas, os clientes criam ordens de compra ou venda de uma determinada criptomoeda

A transação é realizada quando há a igualdade entre ofertas de compra e venda.

Também é possível realizar transações de Bitcoins sem o intermédio das exchanges, a partir do contato direto com os vendedores.

Essas são as negociações chamadas de peer-to-peer

O problema dessa modalidade é que existem riscos de fraudes e golpes, não havendo garantia nenhuma do sucesso da transação.

Assim sendo, uma grande vantagem das exchanges é a segurança, protegendo os investidores da maior parcela dos riscos que pode haver neste mercado.

Por isso, é recomendável ao investidor escolher bem uma corretora antes de realizar sua aplicação.

Ficou interessado no mercado de criptoativos? Temos um artigo explicando os principais pontos que você deve ter em mente antes de investir.