Cosan (CSNA3) Pode Realizar IPO de Raízen, Compass e Moove
| ,

Cosan (CSNA3) Pode Realizar IPO de Raízen, Compass e Moove

O grupo estima que a operação seja concluída em cerca de 180 dias.

Por
Atualizado em 04/07/2020
Avalie esse texto

A Cosan (CSAN3) anunciou na última sexta-feira (03), um plano para simplificar sua estrutura societária em uma única holding, e a preparação para possível listagem em bolsa das subsidiárias Moove, Raízen e Compass.

Os conselhos de administração da Cosan, da Cosan Logística e da Cosan Limited aprovaram proposta para organizar a estrutura societária em somente uma holding.

Como ser Sócio dos Melhores Negócios? Baixe Grátis o Relatório “As Melhores Empresas para Investir”.

Segundo o fato relevante, o objetivo do plano é simplificar a estrutura do grupo, unificando os free floats das companhias, aumentando a liquidez das ações e “destravando valor” do conglomerado.

Concluída a operação, as ações da Cosan Limited e da Cosan Log, esta dona da Rumo (RAIL3), serão unificadas sob o guarda-chuva da Cosan, que seguirá sob controle da Aguassanta, veículo de investimento da família Ometto. O grupo estima que a operação seja concluída em cerca de 180 dias.

O passo seguinte será preparar companhias do conglomerado “para a eventual realização de ofertas públicas iniciais de ações”, diz outro trecho do documento.

Além da própria operadora de logística Rumo, estarão sob a estrutura planejada a Raízen Combustíveis; a produtora de açúcar e álcool Raizen Energia; a Compass, que abriga a Comgás; e a Moove, de Lubrificantes.

O fato relevante afirma ainda que serão formados comitês independentes para negociar a relação de troca das ações e que as empresas serão avaliadas pelo valor econômico.

Resultado da Cosan no Primeiro Trimestre de 2020

O resultado da Cosan (CSAN3) no primeiro trimestre de 2020 (1t20), divulgado no dia 29 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 102,2 milhões, queda de 74,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Cosan atingiu R$ 869,2 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 11,4% na comparação com o 1t19.

A margem ebitda foi de 24,8%, uma retração de -0,4 p.p. quando comparado ao 1t19.

Já a margem líquida da Cosan atingiu 2,9% no 1t20, apresentando retração de -9,9 p.p. na comparação com o 1t19.

As ações da Cosan (CSAN3) acumulam alta de 8,94% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 62,61% nos últimos 12 meses.

Notícias do Mercado Financeiro

Fonte: Reuters.

Avalie esse texto

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais