A Cosan S.A. (CSAN3) em conjunto com Cosan e Cosan Log, informou, através de fato relevante, ao mercado que seus respectivos Conselhos de Administração aprovaram o início do estudo de uma proposta de reorganização societária, pelas diretorias, a ser submetida à aprovação dos acionistas em suas respectivas assembleias gerais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Uma vez aprovada, a proposta consolidará a Cosan como única holding de todo o grupo. Tal reestruturação societária tem como objetivo simplificar a estrutura do Grupo Cosan, unificando e consolidando os diversos free floats das Companhias, aumentando a liquidez de seus valores mobiliários, bem como destravando valor que existe dentro do Grupo Cosan.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Cosan S.A. – Holding Única

A reorganização societária consistirá na incorporação de sociedades sob controle comum, nos termos do art. 264, § 4º, da Lei nº 6.404, pela qual CZZ e Cosan Log serão incorporadas na Cosan.

Com a conclusão da Operação Pretendida, as ações de Cosan passarão a ser detidas diretamente por todos os acionistas de Cosan, CZZ e Cosan Log que permanecerem acionistas até a aprovação da Operação Pretendida pelas respectivas assembleias gerais, e a Cosan continuará a ser controlada pela Aguassanta, veículo de investimento da família do Sr. Rubens Ometto Silveira Mello.

Como parte da operação, a Cosan pretende emitir, aos acionistas que detiverem ações de emissão de CZZ até a aprovação da Operação Pretendida, ADRs, listados na New York Stock Exchange (“NYSE”), ou ações de emissão de Cosan negociadas no segmento do Novo Mercado da B3 S.A..

Com relação à Cosan Log, após implementada a Operação Pretendida, os acionistas que detiverem ações RLOG3 até a data de aprovação da operação, passarão a deter ações de emissão de Cosan, companhia que, portanto, passará a ser a acionista controladora direta de Rumo S.A. (RAIL3), que é atualmente uma subsidiária direta de Cosan Log.

Segue abaixo organograma ilustrando a estrutura da Operação Pretendida.

A Operação Pretendida apenas será concluída desde que o valor destinado ao direito de retirada dos acionistas de Cosan Log não prejudique a estabilidade financeira de Cosan, sendo estabelecido um valor fixo máximo para o exercício do direito de retirada.

Os acionistas de Cosan e CZZ não terão direito de retirada. Para dar acesso direto aos seus principais negócios, a Cosan pretende preparar suas principais subsidiárias operacionais e companhias co-controladas para a eventual realização de ofertas públicas iniciais de ações.

A viabilidade e o momento das potenciais ofertas de cada companhia são diferentes e a efetiva listagem dependerá de inúmeras condições que poderão ser alheias à vontade de Cosan. No entanto, a intenção é estar preparado caso tais condições sejam satisfeitas.

Resultado da Cosan no Primeiro Trimestre de 2020

O resultado da Cosan (CSAN3) no primeiro trimestre de 2020 (1t20), divulgado no dia 29 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 102,2 milhões, queda de 74,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Cosan atingiu R$ 869,2 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 11,4% na comparação com o 1t19.

A margem ebitda foi de 24,8%, uma retração de -0,4 p.p. quando comparado ao 1t19.

Já a margem líquida da Cosan atingiu 2,9% no 1t20, apresentando retração de -9,9 p.p. na comparação com o 1t19.

As ações da Cosan (CSAN3) acumulam alta de 11,90% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 67,02% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.