O que é corporate branding?

O corporate branding (marca corporativa) é um termo muito abrangente que cobre todos os assuntos de marketing de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mais especificamente, o corporate branding consiste em uma série de táticas, ações e diretrizes que estabelecem a identidade e os valores únicos de uma determinada empresa e seus produtos. 

O corporate branding é o processo de criação de uma marca, entretanto envolve questões que vão além da simples formatação da marca em si, como o logotipo, slogan e o esquema de cores específico. 

Abrange também a capacidade de refletir os valores essenciais, como a personalidade e a missão, em cada ponto de contato que uma empresa tem com o público.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o corporate branding?

O corporate branding abrange todo o processo de criação de uma marca, cujo objetivo principal será o de evocar a ideia de um produto exclusivo na mente dos consumidores.

Quando uma empresa decide criar uma marca para ser sua imagem pública, ela deve primeiro determinar sua identidade, ou como ela deseja ser vista.

Assim, um dos objetivos do corporate branding é a diferenciação

Ou seja, ajudar a distinguir a empresa ou o produto em questão de outros ofertantes semelhantes e concorrentes diretos no mercado.

O próximo passo será o de criar um sentimento positivo entre seu público-alvo, ou seja, gerar valor para a marca.

Isso envolve, principalmente, o uso de campanhas publicitárias com um tema consistente para que o público consiga, com o tempo, associar a marca ao produto. 

Importância do corporate branding

Uma boa marca é a base de uma estratégia sólida, pois é o primeiro aspecto com o qual os clientes em potencial geralmente entram em contato. 

Como resultado, deve ser memorável, único e de preferência curto. 

Um corporate branding de sucesso vai muito além do nome. Inclui também logotipos, esquemas de cores, fontes e muito mais. 

O núcleo da marca deve ser um nome exclusivo que a empresa possa registrar com sucesso e proteger do uso por concorrentes ou marcas futuras.

Se bem feito, o corporate branding resulta em um aumento nas vendas não apenas do produto específico que está sendo vendido, mas também de outros produtos vendidos pela mesma empresa. 

Uma boa marca gera confiança no consumidor e, após ter uma boa experiência com um produto, o consumidor tem maior probabilidade de experimentar outro produto relacionado à mesma marca .

Diferença entre corporate branding e marketing

O corporate branding costuma ser confundido com o trabalho de marketing, mas os dois são conceitos muito diferentes, apesar de desempenharem um papel semelhante.

O marketing é a prática de promover o negócio de uma determinada empresa para um público alvo. 

Já o corporate branding é o conjunto de sinais que a empresa usa em seu marketing e publicidade para se distinguir de todos seus concorrentes e evocar uma identidade na mente do público.

Podemos dizer que o corporate branding está de mãos dadas com o marketing, uma vez que ajuda a orientar todos os programas e planos de marketing.

O valor de uma boa marca

O trabalho de corporate branding bem planejado e executado ajuda a aumentar o valor da marca de uma empresa, contribuindo para a percepção positiva nas mentes dos consumidores. 

Podemos dizer que o valor de uma marca é o quanto uma marca consegue agregar de valor, em termos de preço e credibilidade, aos produtos e/ou serviços vendidos pela empresa.

Uma marca com elevado valor se traduz em uma série de benefícios positivos para a empresa e seus acionistas.

Primeiramente, uma marca de valor significa maior margem de lucro para a companhia.

Uma empresa cuja marca tem valor significativo pode cobrar mais por seus produtos e serviços. 

Os clientes ficarão felizes em pagar um prêmio porque confiam na marca e se identificam com seus valores e personalidade.

Uma empresa de marca valiosa também tenderá a ter suas ações negociadas com um prêmio adicional. 

O valor de uma marca não é algo que pode ser criado rapidamente, pois reflete a experiência geral do cliente com o nome e a identidade da marca durante algum período de tempo. 

Conforme os meses e anos passam e mais experiências positivas se acumulam, o valor da marca cresce naturalmente.

Em suma, é necessário tempo para que uma marca se torne valiosa, e o processo de criação de uma marca envolve riscos referentes à aceitação do público.

Por isso uma empresa de marca valiosa é bem vista no mercado de capitais.

Entretanto, é importante ter em mente que o valor da marca pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo, dependendo de como estará a reputação da marca e da empresa em cada época.