O que é Cooperativa e como funciona

Cooperativa

O que é cooperativa. Significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que é cooperativa?

Cooperativa é uma organização constituída por indivíduos de determinado grupo econômico ou social que tem por finalidade desempenhar determinada atividade para benefício comum.

Outra definição de cooperativa é que elas são sociedades civis e comerciais que não tem como objetivo o lucro. 

Temos, assim, que as cooperativas diferenciam-se das demais associações por terem objetivo essencialmente comercial e econômico.

Banner will be placed here

Premissas do cooperativismo

Uma organização para se constituir como uma cooperativa deve seguir algumas premissas fundamentais:

  1. Identidade de propósitos e interesses:

Os objetivos devem ser bem estabelecidos, e ser de comum acordo entre todos os associados.

  1. Ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços:

Os associados devem contribuir para o patrimônio da cooperativa, cuja administração deve ser feita democraticamente e transparente.

  1. Obtenção de resultado útil e comum a todos:

A cooperativa deve buscar resultados que sejam de interesse de todos, gerando benefícios sociais comunitários, em detrimento de ganhos pecuniários individuais.

  1. Adesão livre e voluntária:

Uma cooperativa deve ser uma organização aberta para qualquer pessoa que tenha interesse em se associar e utilizar seus serviços. 

Assim como a adesão, a saída também deve ser livre e voluntária para qualquer um.

Como funciona a cooperativa?

Para se associar a uma cooperativa, a pessoa deve adquirir ao menos uma cota para ser associado da instituição e ter poder de voto e direito a receber as sobras quando houver resultado positivo.

Aqueles que se associarem à uma cooperativa se tornarão um cooperado.

As principais decisões de uma cooperativa são definidas na Assembleia Geral, sendo este o órgão soberano da instituição. 

A Assembleia Geral é formada por todos os cooperados,  sendo que cada um terá direito a um voto, de peso igual, independente da quantidade de cotas.

Aos cooperados também fica a responsabilidade de eleger a diretoria, os conselheiros e definir como será a política de distribuição dos resultados. 

A diretoria formada tem caráter decisório, ou seja, é ela quem será responsável por definir os caminhos que devem ser tomados pela cooperativa.

Entretanto, tanto o conselho de administração quanto a diretoria estarão sempre subordinados à Assembleia Geral de cooperados e precisam prestar contas a ela.

No dia a dia, as decisões da cooperativa, como a contratação de pessoas, a definição de metas comerciais, entre outras coisas, serão de responsabilidade da gestão executiva da instituição.

Esta será formada pelo presidente e superintendentes executivos, os quais, por sua vez, serão escolhidos pelo Conselho de Administração ou diretoria.

Tipos de cooperativa

A cooperativa, na maioria das vezes, é um dos únicos mecanismos dispostos à sociedade para economizar custos.

É através deste tipo de instituição que diversos setores econômicos conseguem acesso a produtos e serviços mais baratos e eficientes.

Há vários tipos de cooperativas no Brasil, cada uma visando promover o desenvolvimento e bem estar social em uma determinada área.

O mais comum são as cooperativas de crédito, sendo o Sicoob a rede de maior presença no país

Estas cooperativas têm como objetivo servirem como um banco, mas com vantagens melhores, como aplicações mais rentáveis, menores taxas e crédito mais barato.

Inclusive, no Brasil, são as cooperativas de crédito as instituições responsáveis pela inclusão financeira das pessoas em mais de 400 cidades.

Os tipos de cooperativa mais comuns são:

  • Cooperativas agropecuárias;
  • Cooperativas de consumo;
  • Cooperativas de crédito;
  • Cooperativas educacionais;
  • Cooperativas habitacionais;
  • Cooperativas de infraestrutura;
  • Cooperativas de mineração;
  • Cooperativas de saúde;
  • Cooperativas de produção;
  • Cooperativas de trabalho;
  • Cooperativas sociais;
  • Cooperativas de transporte;
  • Cooperativas de lazer e turismo.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE
[Nova]
[Nova]