O que é controle pulverizado?

Controle pulverizado se refere a uma das formas de se organizar o quadro acionário de uma companhia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O controle pulverizado tem como principal característica a baixa concentração de poder nas mãos de um único acionista ou grupo.

Ou seja, o controle de uma companhia é dividido com mais de uma pessoa ou grupo de acionistas, de modo que ninguém consegue tomar decisões de maneira isolada. 

No Brasil, empresas com controle pulverizado são menos comuns do que aquelas que têm controle definido.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o controle pulverizado?

Com a divisão de ações entre um número grande de acionistas, o controle sobre a empresa é determinado pela porcentagem que cada um possui. 

Dessa forma, o controle e influência de determinado acionista nas decisões da companhia se torna equivalentes à parcela de ações que possui sob sua posse.

Como a concentração de ações é baixa, há a necessidade de que os grupos se organizem para encontrar pontos em comum e fazer coalizões.

Como será discutido a seguir, isso gera vantagens e desvantagens para a administração do negócio.

Vantagens e desvantagens do controle pulverizado

A principal vantagem de uma empresa com controle pulverizado é o fato de que há uma tendência a apresentar melhores práticas de governança corporativa.

Dentro deste contexto, uma vantagem importante é que a administração tende a ser realizada de maneira mais transparente.

Como o poder é distribuído entre vários agentes econômicos, é de se esperar que haja maior vigilância nas tomadas de decisões.

Outro ponto positivo é que, empresas com controle pulverizado tendem a ter uma administração mais profissional.

Como há uma quantidade relativamente grande de pessoas interessadas no negócio, a tendência é que o corpo diretor seja formado por profissionais técnicos.

Dessa forma, acredita-se que as decisões e os objetivos da empresa sejam realizados sem priorizar interesses individuais, mas sim coletivos.

Entretanto, o controle pulverizado tem algumas desvantagens.

A principal delas é que as decisões se tornam mais burocráticas, devido a dificuldade de organizar as várias opiniões e visões sobre os negócios da companhia.

Com isso, pode ocorrer de vários conflitos existirem dentro da gestão, atrasando a tomada de decisões importantes como também sua efetividade.

Porém, as vantagens são consideradas maiores do que as desvantagens.

Isso porque as empresas com controle pulverizado tendem a ser mais valorizadas no mercado do que aquelas com controle definido.

Controle pulverizado x controle definido

O modelo oposto às empresas com controle pulverizado são aquelas que apresentam controle definido.

O controle definido tem como principal característica a existência de concentração de poder nas mãos de um único acionista ou grupo, obtendo este total controle dos rumos da companhia.

A principal vantagem de uma empresa que apresenta o controle definido é a uniformização da estratégia e da forma como serão tomadas as decisões. 

Quando há um controlador definido, é possível que o comando da administração seja realizado de maneira mais efetiva. 

Assim, é possível ter menos conflitos e interferências de outros acionistas no processo de traçar e executar as estratégias.

Entretanto, as desvantagens do controle definido são consideráveis.

A principal é que empresas de controle definido tendem a ser menos transparentes.

Sendo o acionista majoritário o agente com maior poder dentro da empresa, a administração poderá se sentir intimidada a encobrir possíveis ações de corrupção ou demais erros do controlador. 

Além disso, empresas com controle definido tendem a gerenciar o negócio de acordo com os interesses individuais do administrador, negligenciando o desejo dos demais acionistas.

No mercado de ações, geralmente, as empresas com controle definido tendem a ser menos desejadas do que aquelas com capital pulverizado.

Assim, uma reforma na governança, buscando se aproximar do controle pulverizado, muitas vezes é recomendada para que a empresa consiga gerar mais valor no mercado de capitais.