O que é Contabilidade de Custos?

A contabilidade de custos é uma espécie de ferramenta das ciências contábeis presente na gestão econômica de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seu objetivo é identificar o custo total de produção da organização.

Ou seja, dentro da contabilidade gerencial é ela quem analisa tanto os custos variáveis presentes nas mais diversas fases de produção, quanto os custos fixos existentes dentro do negócio. 

O foco dessa ciência é a apuração de custos que avalia muito mais do que apenas a lucratividade em si.

Ela utiliza diferentes indicadores para gerar dados financeiros mais precisos.

Os custos contábeis produzem dados bem analíticos e diretos que auxiliam na tomada de decisões. Pois, sua aplicação se esforça na identificação: 

  • Da real lucratividade da empresa analisando bem mais que apenas lucro líquido e bruto;
  • Do custo real da produção para definir um preço justo aos produtos produzidos.

Além disso, a contabilidade de custos traz benefícios como identificação de pontos de melhorias. E, demonstrativos sobre o valor de venda ideal que um produto precisa ter para gerar lucro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História e importância da Contabilidade de Custos

Para estudiosos, os custos contábeis surgiram no período da Revolução Industrial em um momento em que o foco, antes no estoque, passou a ser voltado à avaliação de custos.

Isso porque com a economia de oferta e demanda industrial emergente, rastrear custos fixos e variáveis se tornou prioridade. Pois, essa ação permitia a otimização dos processos de produção.

Além de ajudar na criação de um controle de custos mais eficaz. Se comparado aos métodos contábeis anteriores, os custos contábeis se mostram mais complexos.

Já que nele passam a ser mapeados custos que antes não eram identificados de maneira correta.

Em especial, as variáveis e todos os demais considerados difíceis de mapear e calcular.

Até hoje a contabilidade de custos é importante pois, ela mantém gestores informados sobre o custo necessário na produção de um produto ou serviço.

Seus dados são importantes ainda, dentro do mercado financeiro. Em ambos os casos, suas análises mostram a relação entre os custos totais e o preço de venda praticado.

Portanto, tanto em empresas quanto nos investimentos, esses dados apontam de forma clara se o lucro que um negócio gera compensa o gasto que ela tem.

Para que serve a Contabilidade de Custos?

Em suma, a contabilidade de custos tem como objetivo principal trazer benefícios e melhorias através da(o):

  • Determinação de preços: ao considerar os custos e outros parâmetros, respeitando a realidade financeira da empresa e ao criar planos de garantias para obtenção de uma taxa de lucro maior; 
  • Tomada de decisões: com foco na resolução de problemas ao encontrar alternativas com o melhor custo-benefício, por meio de orçamentos de custos e monitoramento das atividades;
  • Controle de custos: para identificar os custos fixos e variáveis, assim como, avaliar cada especificação de um produto em comparação ao custo em si e considerando ainda, possíveis desvios;
  • Planejamento: basicamente a contabilidade de custos prepara orçamentos com base nos objetivos definidos para a empresa, além de atuar em sua implementação, direção e gerenciamento.

Outra função dos custos contábeis, é analisar qual é o CPP ou Custo de Produção do Período. Pois, através dele, gestores sabem quanto precisam para produzir cada unidade de seu produto.

O que é Custo de Produção do Período?

O CPP é um cálculo essencial na contabilidade de custos que determina o valor total gasto durante certo período de produção. O custo de produção é subdividido em 3 custos:

  • Custos indiretos de fabricação: são os custos relacionados indiretamente na produção, como as contas de luz e água, aluguel, entre outros;
  • Mão-de-obra direta: caracterizado como custo direto, aqueles gastos com pagamentos de recursos humanos envolvidos na produção como salários, benefícios e encargos; 
  • Materiais diretos: é todo gasto com materiais usados diretamente na produção, indo desde a matéria-prima até os instrumentos e embalagens.

Quais são os Tipos de Custos Analisados?

A aplicação de custos contábeis, em geral, é realizada por uma equipe de gerenciamento dentro das empresas.

No qual, todos os custos fixos e variáveis relacionados à produção são mapeados.

Isso é feito de forma individual a princípio, para depois se comparar na totalidade, os custos de entrada e saída.

Desse modo, ocorre ainda uma medição do desempenho financeiro da organização.

O que explica a importância que essa ferramenta contábil possui no planejamento e tomada de decisões.

Para isso, a contabilidade de custos irá analisar os seguintes tipos de custos:

  • Custos operacionais: são aqueles relacionados às operações cotidianas e que são subdivididos em fixos e variáveis dependendo da situação;
  • Custos variáveis: que dependem diretamente da quantidade de produção na empresa e como isso eleva o estoque, em geral, costuma estar relacionado a um aumento de vendas sazonal;
  • Custos indiretos: são todos aqueles que não podem ser diretamente relacionados ao processo de produção, como planejamento, seguros, logística e outros custos que costumam ser mais difíceis de calcular;
  • Custos diretos: referentes especificamente a produção de um produto, esse tipo de custo inclui desde de mão-de-obra até mesmo matéria prima, ferramentas e embalagens;
  • Custos fixos: são aqueles invariáveis independentemente da quantidade de produção, tais como os custos de arrendamento e hipotecários.

Após descobrir o CPP, a contabilidade de custos se encarrega de dividir seu resultado pelo total de unidades produzidas naquele período.

Este outro cálculo serve de base para diferentes análises.

Isso permite identificar a relação entre preço médio de venda e custo unitário de produção.

O que é importante pois, nem sempre todas as unidades serão vendidas ao mesmo preço.

Para esta nova análise é preciso dos seguintes dados: quantidade total de unidades vendidas e receita total das vendas. 

Após isso, o contador se encarrega de dividir a receita pelo total de unidades, a fim de identificar o real preço médio de venda unitário.

Quais são os Principais Métodos da Contabilidade de Custos?

Para entender melhor a contabilidade de custos na prática, é preciso mencionar os métodos mais conhecidos e comumente aplicados dentro das organizações, sendo eles:

  • Custeio por absorção: ou custeio integral, é um método que identifica todos os custos, fixos e variáveis, relacionados seja de forma direta ou indireta no processo de produção;
  • Custeio variável: ou custeio direto, é um método responsável por calcular os custos variáveis da produção, separando-os daqueles fixos, e considerando que ele nem sempre terá o mesmo valor;

Custeio ABC: ou custeio baseado em atividades, é um método que avalia de forma precisa todas as atividades e serviços da empresa para alocar de forma mais realista os seus custos e despesas.