O que é Conta Discricionária?

A Conta Discricionária nada mais é que uma conta de investimentos, onde a gestão da conta fica a cargo de um corretor devidamente autorizado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O gestor recebe do cliente uma autorização para fazer compras e vendas de valores mobiliários em seu nome.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Conta Discricionária? 

A gestão da Conta Discricionária é realizada através da declaração de vontade emitida pelo cliente, por meio de documentação que ateste o consentimento para a outorga de poderes.

A Conta Discricionária é comumente chamada de Conta Gerenciada. Por se tratar de ação complexa, a maioria das corretoras exige que o cliente tenha um patamar financeiro mínimo para operação.

As taxas pagas pelos clientes costumam variar entre 1% e 2% com base nos ativos sob gerenciamento na Conta Discricionária.

A depender do contrato firmado entre cliente e corretora, os limites para atuação serão distintos, cabendo análise do caso concreto para identificação dos parâmetros estabelecidos entre eles.

Pode ser que em determinado acordo o gestor tenha ampla liberdade para negociar valores mobiliários, assumindo riscos inerentes ao mercado de capitais.

Dentro disso, é possível que o cliente acorde com o gestor o investimento somente em ações de determinado ramo, cita-se como exemplo, o investimento em papéis de instituições financeiras.

Não obstante, em sentido contrário, também a título exemplificativo, o investidor pode determinar que o gestor não invista em empresas useiras e vezeiras para prejudicar o meio ambiente.

Ademais, o cliente pode determinar que o gestor não corra riscos no gerenciamento da Conta Discricionária. Tal fato acaba sendo contraproducente.

Uma vez que, em tese, um gestor será um especialista do mercado financeiro, ao passo que o cliente não irá atuar de forma tão prospectiva no crescimento do patrimônio.

Outrossim, o cliente poderá determinar ao gestor o balanceamento dos ativos que compõem a carteira.

Assim, conclui-se que na gestão da Conta Discricionária, há de ser realmente discricionária, dentro dos limites éticos e legais estabelecidos entre as partes.

Quais as Vantagens e Desvantagens da Conta Discricionária

Considerando a grande competitividade instaurada no mercado financeiro, bem como a demanda incansável pelo atingimento de resultados na forma de lucros, ter uma Conta Discricionária pode ser importante.

Neste cenário, possuir um gestor no portfólio de seu patrimônio atento às oportunidades do mercado, mostra-se uma vantagem relevante em face daquele que não possui estes atributos.

Ainda, ante a já destacada característica de competitividade do mercado financeiro, cabe a ressalva de que os sistemas inerentes estão cada vez mais sofisticados e complexos.

Atrelado ao fato de que este profissional estará atento em tempo integral às nuances do mercado de capitais.

Logo, é notório que ter um agente atuando na gestão de sua conta é uma vantagem.

Por outro lado, destaca-se que existe um risco em ceder o controle de sua conta para outra pessoa, ainda que expert, sem que os limites contratuais tenham sido estabelecidos.

Outra desvantagem é no que diz respeito às taxas. Via de regra, as gestões de Contas Discricionárias costumam ter mais taxas embutidas em razão da natureza da atividade.

Isso ocorre pelo simples fato de atuarem sob o gerenciamento específico de riscos.

Não obstante, existe o risco de o desempenho da carteira gerida pelo profissional ser aquém ao desempenho do próprio mercado. Em caso de resultado negativo, estaremos face uma desvantagem.

Como ter uma Conta Discricionária?

Para ter uma Conta Discricionária é necessário buscar um profissional especialista que ofereça esse serviço.

A depender da corretora, será exigido um investimento mínimo a ser realizado.

Os níveis de exigência costumam ser altos, tendo em vista que se trata de um trabalho relevante e com grande assunção de responsabilidades por parte do gestor.