O que é uma Conta Digital?

Todos sabem que não é nada agradável quando temos que enfrentar filas gigantescas nos bancos e as burocracias que isso envolve, para efetuarmos pagamentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por isso, as novas tendências que vem acompanhando o mundo dos bancos têm relação com maior agilidade e maior desburocratização dos processos tradicionais de transações.

Dentre elas, está a criação das chamadas Contas Digitais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A conta digital é uma espécie de conta no qual tudo pode ser realizado de forma online e virtual, tendo nisso o principal ponto vantajoso e facilitador desse novo formato.

Assim, envolve vários processos como de abertura e fechamento de contas, transações financeiras, pagamento de contas, entre outras, com a capacidade de ser feito tudo do sofá de casa.

Além disso, é comum que essas novas empresas de contas digitais passem a não cobrar taxas. Mas se ocorrer dentro de algum serviço, provavelmente essas serão inferiores que as tradicionais.

Quais as vantagens de ter uma Conta Digital?

Como mencionado no início, fica claro que a principal vantagem de possuir uma conta digital está no fato de se economizar dinheiro, tempo e muita paciência.

Além de evitar que a pessoa se desloque até a agência bancária para realizar uma abertura de conta.

No entanto, ainda existem muitos outros benefícios, como:

  • Flexibilidade de acesso aos serviços;
  • Pagamento de contas e boletos pelo aplicativo;
  • Facilidade de utilizar os recursos;
  • Fim ou diminuição das tarifas;
  • Gratuidade ao abrir as contas.

Com a conta digital fica muito flexível e fácil usar os serviços que são disponibilizados, pois é possível usufruir em qualquer lugar com apenas poucos toques no seu Smartphone.

Além do mais, esse tipo de conta isenta a pessoa de ter que enfrentar as tão cansativas filas.

Outra vantagem muito importante é que o pagamento de contas e boletos são realizados através do próprio celular, e também de outras transações financeiras.

Aliado a isso, raramente esses aplicativos cobram taxas acerca das movimentações, o que une a facilidade, qualidade, eficiência e economia ao usar esse sistema.

Como abrir uma Conta Digital?

Para falar da abertura da uma conta digital, mais vantagens aparecem.

Afinal, para dar início a essa conta é muito rápido, seguro, e, principalmente gratuito, ou seja, sem a cobrança de taxas.

Quanto ao processo em si, ele pode variar de empresa para empresa, no entanto seguem um mesmo padrão geralmente.

Primeiramente, deve ter acesso ao aplicativo da marca que é de interesse. E uma boa notícia é que existem diversas opções no mercado, abrindo as possibilidades para os consumidores.

Em seguida, é comum a solicitação de informações pessoais e documentos como nome, número de telefone, RG ou CNH, gênero, podendo ser transcrito ou através de fotos.

Pode ser também que seja pedido uma foto da pessoa segurando o próprio documento.

Após isso, basta assinar digitalmente um contrato fornecido e esperar a chegada de seu cartão, para assim poder usufruir dos benefícios que é ter uma conta digital.

Quem pode ter Conta Digital?

Se analisadas todas as coisas boas que esse tipo de serviço oferece, fica claro a indicação para qualquer tipo de pessoa.

Ainda é possível de ser utilizada por Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Logo, se é uma pessoa que busca mais agilidade, possui uma rotina muito atarefada, realiza muitas transações bancárias, é ideal que essa possua um serviço digital.

No entanto, por ser um serviço intimamente ligado a tecnologia, pode ser que não agrade aquelas pessoas que não possuem muita afinidade com esse tipo de mecanismo.

Mas essa é uma modalidade que vem crescendo e se estabilizando com muita força no mercado financeiro, e dessa forma é muito vantajoso que se adaptem aos bancos digitais.