O que é Conta de Pagamento?

A conta de pagamentos é utilizada pelo cliente para realizar pagamentos de contas, saques, pagamento de transações feitas por cartão de crédito ou débito, portanto, é muito semelhante à conta bancária.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Contudo, ao contrário da conta bancária, o titular não tem acesso a financiamento ou empréstimo, ou seja, não faz operação de crédito.

A conta de pagamento é um produto financeiro importante para a inclusão financeira de pessoas que não possuem acesso ao sistema bancário.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Essa importância advém da vantagem para abrir a conta de pagamentos, que é bem mais simples comparado aos tipos de contas tradicionais como, por exemplo, conta corrente ou conta poupança.

A conta de pagamento é voltada para qualquer pessoa que deseja usufruir de suas utilidades, e não é direcionada para um público específico ou de determinada faixa-etária.

Além disso, ela facilita a utilização para seus titulares, pois tudo pode ser feito digitalmente, desde a abertura, operações a relação instituição/cliente.

As contas de pagamentos são oferecidas pelas instituições financeiras (bancos, cooperativas de créditos, dentre outras), e podem ser classificadas como pré-paga ou pós-paga.

A pré-paga utiliza-se de um valor previamente aportado pelo cliente para realização de pagamentos, já, a pós-paga não necessita de recursos aportados previamente, assim como os cartões de créditos.

Com relação às tarifas, os serviços vinculados às contas pós-pagas têm tarifas passíveis de cobrança de acordo com a resolução n° 3.919/10.

De acordo com a mesma resolução, os serviços vinculados às contas de pagamentos pré-pagas, têm tarifas mais flexíveis, e são considerados diferenciados.

Quais são as Vantagens?

Existem algumas vantagens importantes no que diz respeito à conta de pagamentos, apresentaremos na sequência quatro importantes vantagens referentes a essa conta.

A primeira vantagem que podemos citar é com referência a facilidade que traz aos usuários. Ela pode ser feita tanto por pessoa física como por pessoa jurídica, e é totalmente digital.

A segunda vantagem diz respeito à possibilidade de evitar o endividamento, por exemplo: nas contas pré-pagas, utiliza-se um valor previamente aportado para o cliente para realização dos pagamentos.

A terceira vantagem se dá pelo fato da conta de pagamentos ser oferecida por diferentes instituições, tais como, instituições de pagamento, bancos, cooperativas de crédito, dentre outras.

A quarta vantagem está relacionada à segurança e proteção, pois os recursos existentes na conta não podem ser objeto de busca ou apreensão, ou de qualquer problema ocasionado por débitos de responsabilidade.

Outro porém que também traz segurança aos depositantes é pelo fato de que os recursos são aplicados em títulos públicos federais ou ficam reservados em conta específica no Banco Central.

Diferença Entre a Conta de Pagamento e a Conta Corrente

As contas de pagamentos possuem essa denominação por não terem liberdade para atividades de concessão de crédito e empréstimo.

Elas não podem realizar atividades privativas, portanto, tem autorização apenas para serviços de pagamento, diferente de uma conta corrente.

Outra diferença está relacionada ao limite, ou seja, a conta de pagamento só pode ter saldo igual ou inferior a cinco mil reais.

Todas essas normas foram feitas pelo Banco Central, contudo, há uma série de contas de difícil controle no país, por isso, o BC não faz a regulação de todas as contas.

Quais São os Tipos de Contas de Pagamento

Devemos dizer que muitas contas de pagamentos não estão diretamente vinculadas com o Sistema Brasileiro de Pagamentos.

No mercado, hoje em dia, existem muitas opções de contas, que são oferecidas por bancos tradicionais, oferecendo serviços muito semelhantes.

Os serviços de pagamento e transferência online também são considerados como uma opção de contas de pagamentos, são eles:

É importante dizer, por fim, que podemos considerar até mesmo um cartão pré-pago como um tipo de conta de pagamento.