O Que é Conta Corrente?

A conta corrente é uma conta de depósito oferecida por instituições financeiras para pessoa física ou jurídica.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O intuito do serviço é garantir o depósito e recebimento do dinheiro de forma rápida e segura.

O serviço se torna rápido, pois não exige que o cliente comunique o banco para movimentar seu dinheiro. Esse tipo de conta é indicado para pessoas que realizam, com freqüência, transações com dinheiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Esse serviço traz uma forma prática de movimentar o dinheiro com bastante freqüência, podendo ser gratuita ou taxada, conjunta ou individual.

Portanto, a conta corrente facilita a vida de todas as pessoas que, por meio de recebimento ou pagamento, necessitam movimentar dinheiro com frequência.

Existem várias vantagens de possuir uma conta corrente como, por exemplo, a segurança, facilidade para efetuar pagamentos online, parcelamento de contas, dentre outras.

Contudo, é sempre importante que as pessoas entendam, não apenas o que é conta corrente, mas também os outros tipos que existem.

É importante ter esse entendimento, pois, o que grande parte das contas correntes possuem em comum, é o fato de não serem a melhor opção para o rendimento do dinheiro.

Para melhor compreensão do leitor, esclarecemos na sequência as principais e mais importantes questões sobre o tema.

Como funciona a Conta Corrente?

O correntista, indivíduo que tem uma conta corrente, pode efetuar uma transação financeira a qualquer momento.

Essas transações financeiras podem ser feitas no caixa eletrônico, Internet Banking e posto de atendimento.

Nessa conta é disponibilizado um montante de crédito que a qualquer momento poderá ser utilizado pelo seu titular.

Também é disponibilizado um cartão de débito, podendo ser desbloqueada a função crédito. Com relação ao primeiro, o valor é deduzido diretamente na conta.

É importante dizer que os serviços disponibilizados pela conta corrente não são gratuitos, sendo cobrada uma taxa mensal ao correntista.

Os valores das taxas irão variar de acordo com a frequência das transações financeiras. Cabe ao consumidor se informar sobre os limites de seu plano.

As taxas mais altas cabem aos planos que possibilitam ao cliente uma maior quantidade de saques e transferências, por exemplo.

Requisitos para abrir uma Conta

Primeiramente, devemos frisar que, para abrir uma conta, o individuo precisa ter mais de 18 anos.

Caso o indivíduo tenha menos de 16 anos, este deve ser representado pelos pais ou tutor nomeado legalmente. Já, entre 16 e 18 anos, deve ser assistido pelos responsáveis legais.

Além disso, é importante que o cliente não tenha nome cadastrado em órgãos de restrição de crédito, pois o risco de inadimplência é um fator de desvantagem para o banco.

Porém, as pessoas que estão negativadas, podem abrir uma conta poupança, sendo uma alternativa para quem quer poupar o dinheiro, mesmo não tendo as mesmas vantagens da conta corrente.

Pelo fato de ser disponibilizado crédito pré-aprovado e haver cobrança de tarifas bancárias, é necessário que o indivíduo comprove alguma forma de renda, através do holerite, carteira de trabalho, dentre outros.

Serviços e Vantagens

Primeiramente precisamos apresentar os serviços básicos que, de acordo com o Banco Central, os bancos são obrigados a oferecerem para os clientes. São eles:

  • Cartão de débito;
  • Duas transferências bancárias entre contas da instituição;
  • Dois extratos bancários por mês;
  • Dez folhas de cheques por mês;
  • Consulta pela internet;
  • Quatro saques por mês.

Contudo, os serviços básicos podem não ser suficientes dependendo a frequência da movimentação do consumidor.

Dito isto, o consumidor pode contratar outro pacote de serviços, onde a cobrança da taxa será de acordo com os serviços oferecidos. Os mais utilizados são:

  • Empréstimo pessoal;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • Transferência DOC e TED;
  • Extrato mensal;
  • Folhas de cheque;
  • Internet Banking.

Dentre as vantagens de abrir uma conta corrente, podemos citar a economia de tempo, facilidade para transações e a possibilidade de manter o dinheiro guardado em um lugar seguro.

Portanto, mesmo com as cobranças de taxas, a conta corrente traz alguns benefícios que fazem valer a pena sua abertura.