O que é Conta Conjunta?

Conta conjunta é quando mais de uma pessoa é titular de uma mesma conta, podendo ocorrer entre cônjuges, sócios, pais e filhos, dentre outros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, é a conta que pertence a mais de uma pessoa, e o procedimento de abertura é praticamente o mesmo procedimento para abertura de uma conta individual.

A diferença é que todos os titulares da conta precisarão apresentar a documentação e estar presente para a assinatura do contrato.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Os documentos necessários para abertura da conta conjunta são: documento de identificação, comprovante de renda e comprovante de residência.

No caso da conta conjunta, o tempo também é um pouco maior, devido a todos os cadastros que precisam ser feitos.

É muito importante, ao abrir esse tipo de conta, haver uma relação de confiança entre os titulares, pois, todas as ações referentes à conta serão feitas em conjunto.

Tipos de Conta Conjunta

Já foi dito que a conta conjunta diz respeito a uma única conta com dois ou mais titulares.

Essa conta pode ser corrente ou poupança e, escolhido um dos dois tipos de conta, sua modalidade pode ser solidária ou não solidária.

No caso da solidária, a conta poderá ser movimentada por qualquer um dos titulares.

Ou seja, qualquer titular, individualmente, pode fazer movimentações na conta, como, por exemplo, sacar dinheiro, contratar produtos financeiros, transferência, dentre outros.  

Já, no caso da conta não solidária, ou simples, a movimentação só pode ocorrer se houver a anuência de todos os titulares.

Em caso de saques ou qualquer outro tipo de movimentação, esta terá que ser autorizada e aprovada por todos os titulares.

Na maioria dos casos as pessoas que abrem uma conta conjunta fazem na modalidade solidária, caso contrário, seria mais interessante possuir uma conta individual.

A conta não solidária é mais utilizada por sócios, não permitindo que apenas um titular tenha a liberdade de individualmente fazer determinadas transações financeiras.

Uma dúvida que sempre surge é: caso uma pessoa já possua uma conta individual, pode transformá-la em conta conjunta, adicionando mais um titular?

A resposta é sim! Inclusive, o procedimento se torna interessante, pois pula todo o processo de abertura, ao adicionar outro titular, transformando a conta individual em conjunta.

Uma importante ressalva é que será cobrada apenas uma tarifa, independente da quantidade de titulares da conta e, no caso da conta poupança conjunta, não será cobrado tarifa, assim como a poupança individual.

Vantagens e Riscos

Uma vantagem de possuir uma conta conjunta é a facilidade para a gestão de despesas, além disso, fica mais fácil acumular uma maior quantia para investimentos com recursos de mais de uma pessoa.

Além disso, em caso de adesão de um único cartão de crédito, acarretará em um maior acúmulo de pontos.

Já, com relação aos riscos, podemos dizer de início, que qualquer tipo de empréstimo ira recair para todos os titulares.

Outra constatação é que em caso de débito e problemas judiciais, se um titular for processado e sofrer execução, os recursos da conta conjunta poderão ser bloqueados.

Esse problema poderá ser resolvido por meio da justiça, mas custará tempo e, possivelmente, dinheiro.

No caso de casais, por exemplo, se houver separação, o dinheiro será dividido igualmente entre as partes, independente de quem contribuiu mais para o acúmulo do dinheiro até o momento da separação.

Como Encerrar ou Excluir um Titular?

Para encerrar a conta conjunta é necessário zerar está, sacando ou depositando o saldo presente, ou resolver o que fazer com possíveis dívidas disponíveis, se for o caso.

Na maioria dos casos, é solicitada a presença de todos os titulares para o encerramento da conta, contudo, em algumas instituições basta a presença de apenas um dos titulares.

No caso da exclusão de um titular, todos os outros devem concordar com o procedimento, assinando um documento para essa movimentação.

Contudo, pode haver problemas operacionais para a exclusão de um titular, sendo assim, é sugerido o cancelamento da conta e a abertura de uma nova.